Estudantes conhecem na prática o que aprenderam nos livros em
unidade da Prolagos que passa por obra de ampliação

Alunos do sexto ano do Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), em Armação dos Búzios, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto do município. Os estudantes foram conhecer na prática o que aprenderam nos livros e puderam acompanhar, ainda, as obras de ampliação da unidade, que em breve passará a operar em nível terciário (remoção de nitrogênio e fósforo) com desinfecção por ultravioleta (UV), um dos sistemas mais modernos para tratamento de esgoto do país.

Esta foi a primeira vez que a turma esteve na estação e durante a visita os alunos conheceram cada etapa do tratamento para retirada das impurezas e matéria orgânica do esgoto. “Esta visita foi muito importante para os alunos conhecerem de perto tudo o que estavam estudando em sala de aula. Embora eles tenham assistido a alguns vídeos, não há comparação com a experiência de vivenciar na prática. Eles ficaram muito empolgados, interessados e fizeram muitas perguntas. Tenho certeza de que essa experiência ficará na memória deles”, comentou Maria Aparecida Lan, professora de Ciências do INEFI.

As visitas guiadas às unidades da Prolagos fazem parte do projeto socioambiental Saber Faz Bem e tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a concessionária e a comunidade, visando ampliar a conscientização socioambiental. Desde 2008, quando o programa foi implantado, mais de cinco mil pessoas visitaram as instalações da empresa.

Estação terciária – As obras de ampliação da estação de tratamento de esgoto de Armação dos Búzios estão dentro do cronograma e a expectativa é que a entrega aconteça em novembro, mês em que o balneário completa 22 anos de emancipação político-administrativa. O segundo módulo da estação contempla um tanque de aeração e dois decantadores, que será interligado à estrutura já existente. O investimento de 18 milhões permitirá que a capacidade de tratamento seja ampliada de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo.

Em julho, o local recebeu a visita da deputada estadual Cidinha Campos, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, e do prefeito de Armação dos Búzios, André Granado que, na ocasião, elogiou a iniciativa da concessionária e afirmou que a obra “é uma conquista para os moradores de Búzios e, principalmente, para o meio ambiente, que foi o mais afetado por conta do crescimento da cidade, sem ter sido feito um planejamento”.