Apresentações no Teatro Municipal nesta segunda-feira (2) terá interprete de linguagem de sinais durante toda apresentação

O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” traz mais uma novidade para as apresentações no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia, que acontecem nesta segunda-feira (2). Toda a peça infantil será traduzida simultaneamente para a linguagem de sinais, democratizando ainda mais a cultura, um dos pilares do projeto, viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Prolagos e apoio do Instituto Equipav.

“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso criando plataformas que todos possam se conscientizar do papel importante que têm dentro do ecossistema e na sua preservação, focos do roteiro, e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-los mais responsáveis”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

Além de São Pedro da Aldeia, o espetáculo passa pelas cidades de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, totalizando 40 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas municipais da Região dos Lagos. Este ano, ‘Aventuras do Mundo Encanado’ traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que terá como personagem principal uma tartaruga e também as características geográficas da região, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo desenvolve-se com um pescador inconformado com a degradação das águas e do meio ambiente da Região dos Lagos no Rio de Janeiro e que busca ajuda para levar a conscientização à população. Surge a Casquinha, uma tartaruga muito esperta e destemida, que junto ao pescador enfrenta os que possuem hábitos que prejudicam o meio ambiente e ensina formas melhores de se utilizar a água evitando o desperdício. 

“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Além disso, as crianças também têm a oportunidade de conhecer como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto de maneira lúdica e interativa. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirma Carlos Roma, presidente da Prolagos.

Além do Rio de Janeiro, o espetáculo será apresentado em outros cinco estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Está é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de 98 mil crianças.

Serviço:
Aventuras no Mundo Encanado
Faixa etária: Livre
Agenda: (consulte as próximas datas em nosso site: www.teatronaescola.com.br)

Data: 02/10
Horário: 09h e 14h00
Local: Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia