O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” será apresentado nesta quarta-feira, 29 de novembro, na Praça de Monte Alto, em Arraial do Cabo. A encenação será em dois horários, 9h e 13h30.  Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Prolagos e apoio do Instituto Equipav, a peça infantil tem como foco democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente.

O “Aventuras no Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que terá como protagonista uma tartaruga e também as características geográficas da região, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo desenvolve-se com um pescador inconformado com a degradação das águas e do meio ambiente da Região dos Lagos no Rio de Janeiro e que busca ajuda para levar a conscientização à população. Surge a Casquinha, uma tartaruga muito esperta e destemida, que junto ao pescador enfrenta os que possuem hábitos que prejudicam o meio ambiente e ensina formas melhores de se utilizar a água evitando o desperdício.

“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Além disso, as crianças também têm a oportunidade de conhecer como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto de maneira lúdica e interativa. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirma Carlos Roma, presidente da Prolagos.