O Programa Saber Faz Bem, um dos projetos de responsabilidade socioambiental da Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, encerrou as atividades em 2017 atendendo a quase duas mil pessoas. Durante todo o ano, o programa realizou diversas ações em prol da conscientização da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Além de palestras, o Saber Faz Bem promove visitas guiadas às unidades da empresa, como a sede, em São Pedro da Aldeia, a Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada em São Vicente de Paula, distrito de Araruama, ou a uma das sete Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Além de informar, a iniciativa visa aumentar o canal de comunicação com a população e a integração com a comunidade, propiciando a melhoria dos serviços prestados pela concessionária. “Este é um importante momento de integração entre empesa e a sociedade. Os visitantes conhecem a complexidade da nossa operação, recebem informações sobre os processos de tratamento de água, de coleta e tratamento de esgoto, além de cuidados com o meio ambiente”, comenta o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.

Por meio de visitas guiadas às unidades operacionais da Prolagos e palestras educativas, o programa “Saber Faz Bem” soma – desde junho de 2008, quando foi criado – 31.757 pessoas beneficiadas.  São comunidades, escolas, associações de moradores e diversas entidades de classe que recebem informações sobre o ciclo de água, o processo de tratamento, combate à fraude, limpeza de caixas de água, tratamento do esgoto, consumo consciente, noções de cidadania e educação ambiental.

Em 2017, entre os atendidos pelo programa estão alunos do curso de Geologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida, de Biologia do IFF, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Monte Alegre, jovens participantes do Projeto Policial Militar Cidadão do 25° BPM, além de alunos de escolas municipais.

Programa Saúde Nota 10 – Além do Saber Faz Bem, a Prolagos conta com o programa “Saúde Nota 10”, que leva informação para as escolas dos municípios da área de concessão.  Os alunos participam de palestra sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e para o meio ambiente. Em sala de aula, também são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental. Além da palestra, os estudantes assistem a um vídeo institucional e contam com uma cartilha como ferramentas para fixar as informações sobre as etapas de tratamento de esgoto e água na Prolagos. O trabalho é consolidado com a realização de concursos de desenho e redação sobre os temas abordados. Os três melhores colocados em cada categoria ganham prêmios.

Alunos do Projeto Policial Militar Cidadão do 25° BPM conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prolagos

 

 

Alunos do CRAS de Monte Alegre visitam a Estação de Tratamento de Água, em São Vicente de Paula, Araruama.