O Programa Saúde Nota 10 encerrou o cronograma de atividades em 2017 atendendo a quase oito mil estudantes de escolas municipais dos cinco municípios da área de concessão da Prolagos. O programa, uma das iniciativas de responsabilidade socioambiental da companhia, consiste em realização de palestra educativa, concurso cultural e apresentação de peça teatral. A escolha das unidades escolares acontece em parceria com as secretarias municipais de Educação. Neste ano, o projeto foi realizado em 13 escolas.

Dentro do programa, foram ministradas 89 palestras com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Em sala de aula, também são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos.

Além da palestra, os estudantes assistem a um vídeo institucional e recebem uma cartilha com informações sobre as etapas de tratamento da água e esgoto na Prolagos. Eles também participam de um concurso de redação e desenho para demonstrarem o conhecimento aprendido nas atividades. Os autores dos trabalhos mais criativos são premiados no dia da culminância, momento mais descontraído do projeto, quando todos os alunos participam da premiação do concurso.

O resultado positivo deste ano aponta para o sucesso do projeto, que percorre as cidades atendidas pela concessionária: Arraial do Cabo (incluindo Monte Alto e Figueira), Búzios, Cabo Frio (incluindo o Distrito de Tamoios), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. As atividades do programa serão retomadas em março de 2018, com muitas novidades para os estudantes da área de concessão.

Desde 2012, o programa Saúde Nota 10 já passou por 70 escolas dos cinco municípios da área de concessão, beneficiando quase de 54 mil estudantes.

O encerramento do projeto nas escolas conta com a entrega de prêmios e a participação do Prolaguito, o mascote da Prolagos