Peça de educação ambiental da Prolagos reforça ações de cuidado com o meio ambiente e combate ao desperdício

Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio acompanharam, nesta quarta-feira, a estreia do espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na preservação do meio ambiente”, nova peça de educação ambiental da Prolagos. A apresentação conta a história de três amigos que são surpreendidos pelo monstro “Sujismundo”, que hipnotiza crianças para que elas espalhem lixo por onde passarem. Assustados com tanta imundície, eles pedem a ajuda do Prolaguito para não deixar a sujeira tomar conta do planeta. O herói convoca a Galera da Água e ensina boas práticas para que todos tenham cuidado com o meio ambiente. O monstro da sujeira não resiste ao disparo de bolhas de sabão e desaparece.

Com toques de suspense, humor e aventura, a história envolve o público infantil que aprende lições importantes como não jogar lixo no chão, praias e rios, além de não desperdiçar os recursos naturais. “Todos os ensinamentos passados na peça serão levados para a escola para darmos continuidade desses temas em sala de aula, pois faz parte da vivência dos alunos, como a limpeza da sala de aula, não jogar lixo no chão”, comentou Kelly Teixeira, professora do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Rocha.

Ao final da apresentação no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, a plateia foi convidada a fazer parte da turminha de heróis no combate ao desperdício e a sujeira. “Achei a peça muito bonita, legal e engraçada. Gostei muito da musiquinha”, enumerou a estudante Julia Vitória de Moraes, que assim como os outros ganhou um adesivo de identificação como membro da Galera da Água.

A peça faz parte do programa de responsabilidade social da empresa e foi desenvolvida pela companhia cabo-friense Trupe Fabricarte. O elenco é formado pelos atores Frederico Verdade, Celso Guimarães, Rafaela Solano e César Valentim, que também assina o texto e a direção da peça. Participaram das duas sessões nesta quarta-feira alunos das escolas municipais Antônio da Cunha Azevedo, Arlete Rosa Castanho, João Rocha e APAE. As sessões contaram com tradução simultânea em libras.

 

Monstro Sujismundo hipnotiza crianças e faz com que elas espalhem lixo por todos os lugares

 

Com o acquafone os amigos chamam o Prolaguito para combater o mal da sujeira

 

Ao final do espetáculo, a plateia é convidada a fazer parte da Galera da Água para combater o desperdício