O Dia da Árvore foi especial para aproximadamente 100 crianças das escolas municipais de Cabo Frio. Em comemoração à data, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo infantil “Prolaguito e a Galera da Água na preservação do meio ambiente”, na Praça Porto Rocha. De forma lúdica, elas aprenderam conceitos de sustentabilidade e a importância do papel de cada um para a preservação do meio ambiente.

A supervisora da Escola Municipal Themira Palmer, Rosana Araújo, diz que a parceria com a concessionária tem somado na formação dos alunos. “A ação promovida pela empresa vem complementar o que já desenvolvemos dentro da escola, que é a conscientização ambiental e o entendimento de que os alunos são os agentes transformadores. Estamos participando desta ação para que eles tenham mais informações e entendam que há pessoas e instituições envolvidas para preservação ambiental e que juntos somos mais fortes”, contou Rosana.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, a parceria entre a Prolagos e o município promove e reforça educação ambiental na sociedade. “A ideia é plantar a semente da conscientização ambiental na população. As cidades da Região dos Lagos não param de crescer, e ao mesmo tempo estão ficando cada vez mais áridas. Precisamos plantar árvores e fomentar a preservação. O ato do Dia da Árvore é para marcar essas questões”, explica Mário Flávio.

Distribuição de mudas

Durante o evento, cerca de 200 mudas foram distribuídas para a população, em comemoração ao Dia da Árvore. Maria de Fátima, moradora de Cabo Frio, levou uma muda de Pitanga e outra de Ipê. “Essas mudas são para plantar no meu sítio. Gostei muito da ação, deveria ter sempre.”

O Laboratório Móvel da Prolagos foi outra atividade disponível para o público que compareceu à praça Porto da Rocha. Profissionais da concessionária demonstraram como são feitas algumas análises de potabilidade e monitoramento da água.

O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, participou da ação e ressaltou a atuação da empresa com a comunidade. “O município tem uma beleza natural incrível e a nossa vocação é o turismo. É papel de todos preservar o que nós temos de mais valioso: o meio ambiente”, disse Adriano.

Para o presidente da Prolagos, Sérgio Braga, as ações realizadas em comemoração ao Dia da Árvore, com a participação da sociedade, reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente.

“O Dia da Árvore é simbólico para chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada um de nós com a natureza, principalmente quem mora em centros urbanos, como Cabo Frio. É preciso agir de forma consciente, protegendo os recursos hídricos, não descartando o esgoto de forma irregular, incentivando o plantio de árvores e outras iniciativas que contribuem o meio ambiente.” conclui Sérgio.