Concessionária participa de evento na Praça Porto Rocha e promove palestra entre as funcionárias

Uma mulher foi agredida a cada 15 minutos, em média, no Estado do Rio de Janeiro, no ano passado, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Em Cabo Frio, o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM) recebe 70 casos por mês. O Dossiê Mulher 2018, do ISP com dados de 2017, evidencia a persistente presença da violência doméstica e familiar e suas consequências mais extremas contra as mulheres: parcela significativa (29,7%), 113 dos homicídios dolosos de mulheres (incluídos os feminicídios) registrados em 2017 ocorreram no interior de residência.

Os dados alarmantes reforçam que, mesmo em 2018, ainda é preciso colocar o tema na pauta e discutir ações e políticas públicas para reduzir esses números. É por isso que a Prolagos, concessionária da Aegea Saneamento, abraça a causa e apoia a realização da ação Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, promovido pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher, da secretaria de Assistência Social de Cabo Frio. O evento será nesta quarta, das 9h às 14h, na Praça Porto Rocha, no Centro, e contará com a apresentação de balé do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), coral de mulheres e teatro. Quem passar pelo local poderá também se informar sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e receber orientações jurídicas com representantes da OAB-Mulher.

“Realizamos rodas de conversas nos CRAS para falar sobre violência e encorajar às mulheres a denunciar seus agressores, que na maioria das vezes são maridos, namorados e até filhos.  Infelizmente, muitas nem percebem que são vítimas de violência, em casos de xingamentos e ameaças. A violência psicológica fere mais do que a física, e, em alguns casos, pode causar danos inimagináveis”, comenta Nilma Carneiro, Coordenadora Geral  dos Direitos da Mulher e do CEAM de Cabo Frio.

A violência contra a mulher também será tema de roda de conversa na sede da Prolagos na próxima semana, dia 17, com a participação de representantes da Associação de Mulheres de Tamoios (Amutam). A iniciativa faz parte do “Estação Mulher”, programa de encontros voltado para o público feminino realizado neste mês em função do Outubro Rosa. Todas as quartas-feiras as colaboradoras se reúnem para discutir um tema, na última semana foi abordado “Prevenção ao câncer de mama”, na Loja de Atendimento de Cabo Frio, e “Nutrindo as células contra o câncer”, da sede da empresa. Hoje será a vez das colaboradoras da sede participarem da palestra sobre ações preventivas à doença.