Embaixadora da Prolagos, Monike Azevedo, comemora os resultados

Acostumada a ocupar o lugar mais alto do pódio em competições no Brasil e no mundo, a triatleta Monike Azevedo não escondia a emoção ao ver alunos do instituto que leva o seu nome serem premiados na categoria juvenil de natação em águas abertas com 1,5km, durante o X Aloha Spirit Festival, que aconteceu neste final de semana, na Praia do Forte, em Cabo Frio.

O cabo-friense Bernardo Amorim, que vai fazer 15 anos esse mês, faturou o primeiro lugar na prova masculina em 29 minutos. Melissa Cecim, e Ana Clara Santos, ambas de São Pedro da Aldeia, conquistaram na prova feminina, respectivamente o primeiro lugar em 49 minutos, e o segundo, em 52 minutos. Bernardo e Ana já foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Triathlon, no final do próximo ano, em Lausanne, na Suíça.

Há aproximadamente quatro anos, eles entraram para o Projeto Social Monike Azevedo: Esporte e Valores Olímpicos, desenvolvido por ela em seis municípios da Região dos Lagos (Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação de Búzios) e que desde 2007 já atendeu gratuitamente a mais de cinco mil estudantes das redes de ensino público e particular. Segundo ela, através dessa iniciativa social, os alunos têm a oportunidade de encontrar um caminho melhor. “Diariamente ensinamos valores como: cooperação, humildade, amizade, respeito, disciplina, honestidade, generosidade e ordem. O esporte reúne tudo isso. Então, para ser um atleta vitorioso é preciso praticar esses princípios. E nós buscamos parceiros que também acreditam nesses valores, como a Prolagos, a Marinha do Brasil e outros que abraçam o projeto. Eu carrego o título de Embaixadora da Prolagos com muito orgulho e só tenho a agradecer a quem nos apoia, por mais singela que seja essa contribuição, porque assim estamos fazendo a diferença na vida de crianças e jovens e investindo em um futuro melhor para todos”, comenta Monike.