Gari, destaque nas redes ao refletir sobre temas como respeito e empoderamento, fará roda de conversa na concessionária e em escolas

A Prolagos, concessionária da Aegea Saneamento, recebe nesta semana o rapper e gari carioca Jota Jr. para abrir as atividades do mês da Consciência Negra. O jovem é conhecido nacionalmente por seus vídeos debatendo questões sociais, que somam mais de 20 milhões de visualizações no perfil no Facebook e no canal do Youtube “Fala tu, gari”. Na Região dos Lagos, o rapper participará de rodas de conversa entre os colaboradores da concessionária, escolas públicas e no Espaço Cultural de Convivência Afrocentrada Ecoafro, em Cabo Frio.

A ação faz parte do Respeito Dá o Tom, programa de Igualdade Racial lançado pela Aegea e suas concessionárias no ano passado, que tem como objetivo contribuir para reduzir a desigualdade e fazer com que a diversidade étnico-racial do Brasil esteja representada no quadro de profissionais de todo o grupo Aegea. De terça a quinta-feira (entre 6 e 8 de novembro), Jota Jr. fará palestras para diversos públicos e abordará temas como direitos humanos, empoderamento, preconceito racial, cidadania e suas experiências como gari no município do Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira, Jota Jr. fará duas rodas de conversa na sede da concessionária. Na quarta-feira, ele visitará a Escola Municipal Marcia Francesconi Pereira, em Cabo Frio, onde conversará com os alunos do 9° ano. Às 18h, terá roda de conversa no Espaço Cultural Ecoafro, no Portinho, em Cabo Frio. Na quinta-feira, ele visitará a Escola Municipal Professora Maria da Glória Santos Motta, em São Pedro da Aldeia, pela manhã. À tarde, a roda de conversa será no Ciep Cecílio Barros, em Arraial do Cabo.

A iniciativa integra o cronograma de atividades da Prolagos em novembro, mês dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira depois de anos de escravidão. Além das rodas de conversa com o rapper, neste mês será encerrado o programa CaptaAção, que em sua primeira edição aborda o tema “Igualdade Racial”. Durante todo o mês de outubro, alunos do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo, Colégio Estadual Miguel Couto e Ciep 458 – Hermes Barcelos, participaram de atividades na Casa Scliar, onde está a exposição ‘Respeito Dá o Tom”, e foram convidados a produzirem um vídeo sobre o tema. Os melhores trabalhos irão a júri popular na página da Prolagos no Facebook e os produtores do filme mais votado ganharão um smartphone cada. A cerimônia de encerramento desta edição será no dia 21 de novembro, na Casa Scliar.

 

Serviço
08/11
18h – Roda de conversa com Jota Jr.
Espaço Cultural de Convivência Afrocentrada Ecoafro
Endereço: Rua Jedihel Duarte de Azevedo, 90 – Portinho, Cabo Frio