Prolagos reforça operação e atendimento no Plano verão

Cerca de 1,2 milhão de pessoas deve passar a virada do ano nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A estimativa é feita por um sistema de contagem de veículos, instalado no Centro de Controle de Operações da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, que considera diversas variáveis, como quantidade de carros que entra e sai dos cinco municípios atendidos pela concessionária, temperatura, dia da semana, histórico dos anos anteriores e até a economia do país. O sistema antecipa as demandas de consumo e contribuiu para a operação.

O programa está alinhado à concepção das ‘cidades inteligentes’, onde tudo se interliga para gerar conhecimento e facilitar as decisões. “A tecnologia que a Prolagos está utilizando no saneamento básico permite a troca de informações entre máquinas e equipamentos e nos apresenta dados que auxiliam as ações estratégicas. Acompanhamos em tempo real o número de veículos e projetamos a quantidade de pessoas que podem ser transportadas. Estamos registrando uma média de 16 mil veículos chegando à região por dia [registrado até o dia 27]. Considerando todas as estatísticas analisadas esse número irá dobrar até o dia 31”, analisa Victor Barreto, coordenador de Controle e Automação da Prolagos.

Para atender o aumento da demanda, que chega a triplicar na alta temporada, a Prolagos montou uma operação especial, com ações preventivas nas estações de tratamento de água e esgoto, aquisição de novas máquinas e equipamentos e mobilização de funcionários em apoio às áreas operacional, serviços e comercial. Confira algumas iniciativas:

Estação de Tratamento de Água (ETA), em São Vicente de Paulo, Araruama – a empresa intensificou as manutenções preventivas em todo o sistema de tratamento para evitar paradas emergenciais durante o verão. Filtros e decantadores passaram por revisão e uma das balsas de captação, que fica na Lagoa de Juturnaíba, recebeu uma bomba extra; as partes elétricas e mecânicas foram checadas e foi instalado um novo gerador na estação.

Sistema de distribuição – bombas extras também foram instaladas nas estações de bombeamento de água (booster) em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios para reforçar a pressão nas redes. O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, foi contemplado com a construção de um booster na RJ-106. Para ampliar a macro distribuição nos municípios da concessão, a Prolagos está finalizando a implantação de 42 Km de uma nova adutora (tubulação de grande porte que transporta água), sendo que 86% já foram interligados ao sistema principal e estão em operação, dando mais alternativas para as medidas de reforço no abastecimento.

A cada verão a infraestrutura reforçada amplia as condições para o fornecimento de água na alta temporada, mas não elimina totalmente as ocorrências pontuais. “Mesmo operando com carga máxima, a pressão na rede diminui, principalmente nos pontos mais elevados, sendo necessário seguir um planejamento para reforçar as localidades mais impactadas, além do apoio com carros-pipa, caso necessário”, explica Douglas Jordão, Gerente Operacional da Prolagos.

Desvio pelo morro do Humaitá

No que se refere ao esgoto, a concessionária também intensificou as manutenções nas captações em tempo seco, melhorias nas estações de tratamento e aquisições de bombas à diesel e geradores para garantir maior eficiência no transporte do esgoto até as estações de tratamento. Em Armação dos Búzios, o sistema de esgotamento sanitário da Orla Bardot passou por readequação e parte do resíduo está sendo desviado para a Estação Elevatória da Estrada da Usina e, na sequência, encaminhada para a Estação de Tratamento. Em São Pedro, a Rua Agenor Beltrão, no Porto da Aldeia, recebeu 900 metros de rede separativa e novo sistema de drenagem, em obra executada em parceria com a prefeitura. A medida garantirá melhor escoamento em dias de chuva e destinação correta do esgoto coletado.

Na área comercial, a concessionária também realiza trabalho preventivo junto a hotéis, pousadas e restaurantes para monitoramento dos reservatórios. “Desde novembro intensificamos as vistoriais nesses grandes estabelecimentos, orientando quanto à importância da manter cisternas e caixas d’água cheias, com boias instaladas e reguladas e os registros sempre abertos. Temos equipes internas e externas focadas nesse apoio para nos anteciparmos e, assim, não sobrecarregar os horários de pico”, explica Gisele Braga, coordenadora Comercial.

Os líderes comunitários mantêm contato direto com a concessionária, através do Programa Afluentes, conduzido pela área de Responsabilidade Social, repassando demandas do bairro que são prontamente atendidas.

Outra medida adotada para esta época do ano é o aumento dos horários de atendimento. As lojas comerciais estão abrindo aos sábados, das 8h às 12h. Mas o canal preferido tem sido o WhatsApp, como explica o gerente comercial, José Carlos Almeida. “Através do aplicativo, que funciona 24 horas, o cliente resolve desde um pedido de segunda via de conta até parcelamento, a hora que quiser e de onde estiver. Essa praticidade tem sido um diferencial e agilizado bastante o tempo do nosso usuário”, acrescenta José Carlos.

O WhatsApp da Prolagos é (22) 99722-8242, a empresa disponibiliza ainda um aplicativo nos sistemas Androide e iOS, agência virtual por meio do site (www.prolagos.com.br) e o SAC 0800 7020195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades).