A partir de agora, parte do esgoto será bombeada pela estação elevatória da Estrada da Usina, diminuindo o fluxo na orla

A Prolagos readequou o sistema de esgotamento sanitário da Orla Bardot, em Armação dos Búzios, a fim de reduzir o fluxo e a velocidade do esgoto que passa pelo local. A partir de agora, parte do esgoto será desviada para a estação elevatória da Estrada da Usina e, na sequência, encaminhada para a Estação de Tratamento. A medida faz parte do Plano Verão de Saneamento, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente de Búzios em parceria com a Prolagos.

“Mesmo com a alteração no sistema, as ações preventivas de limpeza na Orla Bardot e no Centro de Búzios continuam diariamente. No entanto, é fundamental que donos de restaurantes, hotéis e pousadas implantem caixa de gordura em seus estabelecimentos e façam a limpeza periódica, não descartando esse resíduo no sistema de esgoto, pois provoca entupimentos, o que ocasiona vazamentos”, reforça a Coordenadora de Esgotamento Sanitário da Prolagos, Camila Lima.

Na última semana, equipe da concessionária identificou diversos pontos de lançamento clandestino e grande quantidade de gordura na rede separativa da Orla Bardot. O problema, que afeta diretamente as praias do município e ocasiona os constantes extravasamentos durante os dias de chuva, foi descoberto com o auxílio de uma sonda de inspeção de tubulação por vídeo. Através do equipamento, pequenos robôs passam pelos tubos e identificam o local de origem do lançamento clandestino. A ação contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente, Postura e Obras de Armação dos Búzios.