A apresentação do Prolaguito e a Galera da Água encerrou o evento que contou com 130 voluntários

A Prolagos participou neste fim de semana do evento “Peró de Ponta a Ponta”, ação realizada pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio com o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância de evitar lixo nas praias. Durante o sábado (23) e domingo (24), os voluntários recolheram lixos nas areias da praia do Peró, participaram de trilhas, oficinas e assistiram à peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.

Para Gisele Letieri, umas das organizadoras do evento e fundadora do projeto Mar Sem Lixo, a parte mais importante da ação foi educar. “A nossa tarefa é chamar a atenção das pessoas para que elas evitem jogar lixo em lugares inadequados. Viu um copinho, um canudo? Recolha”, exemplifica Gisele, que destacou também a importância da participação da concessionária. “É muito legal a Prolagos, uma empresa que tem responsabilidade com a saúde da população, estar envolvida com a nossa ação. Isso mostra aos moradores a preocupação da empresa com a causa ambiental”.

O teatro do Prolaguito e a Galera da Água encerrou as atividades no Peró no domingo. Com toques de suspense, humor e aventura, a história envolveu o público que aprendeu lições importantes como não jogar lixo no chão, praias e rios, além de não desperdiçar os recursos naturais.  “Se cada família fizer o mínimo e cuidar do seu lixo, as praias vão ficar mais limpas e nossos filhos vão conseguir se divertir mais”, diz Yara, mãe da Lara de 3 anos, que junto com a filha se divertiu assistindo à peça.

Paloma Arias, coordenadora do Bandeira Azul Praia do Peró, explicou que educar as crianças é cuidar do futuro. “Elas são sementes que espalham o que aprendem para família e amigos da escola. As crianças que escutam sobre educação ambiental possuem um outro olhar. Se elas agora se conscientizarem que temos que preservar a natureza para poder desfrutar dela depois, nosso futuro será diferente”, diz Paloma.

Segundo a organização, o evento contou com cerca de 130 voluntários e recolheu aproximadamente 500 quilos de lixo e microlixo.

Bandeira Azul

 O “Peró de Ponta a Ponta” faz parte do cumprimento da Bandeira Azul. “Dentro dos critérios mais importantes estão a informação e a educação ambiental. Como praia certificada, nós temos a obrigação de fazer atividades de educação ambiental”, acrescenta Paloma.

A certificação da Bandeira Azul para a praia do Peró veio em novembro de 2018, depois de dois anos de testes consecutivos para comprovar a qualidade da água. O turismólogo Paulo Bayer acompanhou o processo. “Desde o início a Prolagos foi bem parceira, viabilizando análises a cada 20 dias. Esse foi o principal critério, além de outros 33 voltados para sustentabilidade, acessibilidade e seguridade”, conta Bayer.