As atividades aconteceram no bairro Rasa nesta quinta-feira (21)

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Eva Maria participaram de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água em Armação dos Búzios nesta quinta-feira (21). A atividade foi realizada pela Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Pesca e Educação, Ciência e Tecnologia do município.

Os estudantes visitaram o Mangue de Pedras, onde foi feito o replantio de mudas nativas da região, como pau-brasil, sibipiruna, pau-ferro, ipê, ingá, aroeira, paineira. As amigas Maria Peçanha e Juliana Cordovil, de 9 e 10 anos, participaram da atividade e juntas plantaram dez mudas. “Nós demos nome para todas as plantas. Uma foi Violeta, outra Origem, Girafa etc”, conta Juliana. Para Maria, a parte mais divertida do passeio foi conhecer um lugar novo. “O que eu mais gostei foi descobrir o mangue e ver a praia”, disse a aluna.

“No trabalho de campo, toda atividade lúdica é inesquecível. Esse projeto entre a Prolagos e a prefeitura vai ficar na memória deles. Trabalhamos a questão da conscientização e a importância da água e do meio ambiente. Isso vai garantir uma geração mais consciente”, afirma Hamber Carvalho, Secretário de Meio Ambiente de Búzios.

Em seguida, os estudantes assistiram à peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação” na Praça Quilombola. A peça ensina para as crianças lições importantes, como não desperdiçar a água, um dos recursos mais necessários. “Adorei quando eles ensinaram como preservar o meio ambiente, igual a gente fez lá no mangue”, comenta Vitor Oliveira, 9 anos.

Marco Antônio da Costa, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia diz que as atividades de hoje são importantes para reforçar e propagar mensagens de preservação. “As crianças tiveram a oportunidade de praticar a sustentabilidade, complementando o que já aprendem em sala de aula. Assim, eles podem passar toda essa informação de hoje para a família e amigos”, completa o coordenador, que ajudou os alunos no plantio.