Prolagos recebe moção de aplausos nesta quinta-feira em reconhecimento ao Respeito Dá o Tom

Fechando a programação da 29ª Semana Teixeira e Sousa, o programa de igualdade racial desenvolvido pela Prolagos e concessionárias do grupo Aegea, Respeito Dá o Tom, receberá moção de aplausos na Câmara Municipal de Cabo Frio. A indicação é do presidente da Casa, Luis Geraldo Azevedo, em reconhecimento à iniciativa que visa contribuir para a redução da desigualdade e fazer com que a diversidade étnico-racial do Brasil esteja representada no quadro de profissionais de todo do grupo.

O Programa Respeito Dá o Tom foi lançado em setembro de 2017 e está baseado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. As ações vão desde rodas de conversa para informação e sensibilização sobre o tema entre os profissionais da empresa até adequações nos processos de recrutamento e seleção, com foco em ampliar a diversidade racial no quadro de trabalhadores, inclusive em funções de liderança.

Além das ações internas, o programa também conta com atividades externas de sensibilização da população por meio de palestras, participação em eventos, entre outros. No fim do ano passado, a Prolagos promoveu uma série de rodas de conversas com o rapper e gari Jota Junior e alunos da rede pública de ensino. A concessionária também contou com exposição homônima ao programa na Casa Scliar, que destacou a cultura afro-brasileira por meio de fotografias, objetos, filmes, música e arte, tendo como destaque o acervo do Museu.

“Contamos com um comitê interno que promove atividades para ampliar a discussão sobre o tema. A contradição que vivemos hoje no Brasil é enorme. Somente 4,7% dos cargos de direção nas maiores empresas do país são ocupados por negros e pardos, enquanto 54% da população brasileira é negra. Com este programa, pretendemos retratar mais da realidade racial do Brasil dentro da companhia, para assim, atender ainda melhor a população”, comenta o diretor executivo da Prolagos, Marcos Valério de Araújo, um dos responsáveis pela implantação do programa no grupo Aegea.

Semana Teixeira e Sousa – Representantes do comitê interno têm participado das atividades da Semana Teixeira e Sousa, como a Mesa de Conversa com Escritores de Cabo Frio, realizado no Charitas, e mesa de debate “A casa grande surta quando a senzala aprende a ler”, em Tamoios.

Alessandra Costa e Angélica Braz participaram de evento em Tamoios