Plantio de mudas nativas, visita a importantes ecossistemas da região, palestra em unidades operacionais e apresentação teatral. Essas serão algumas atividades promovidas pela Prolagos na próxima semana para marcar o Dia Mundial da Água. A programação começa na segunda-feira, 18/03, em Iguaba Grande, na Escola Municipal Prof. Oscar do Carmo Magalhães, onde haverá a apresentação do espetáculo Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação. Em seguida, será feito o plantio no entorno da escola e distribuição de mudas nativas da região. A ação tem o apoio da secretaria de Educação do Município.

Na terça-feira, dia 19, será a vez de São Pedro da Aldeia receber a peça que conta a história de três amigos que são surpreendidos pelo monstro “Sujismundo”, que hipnotiza crianças para que elas espalhem lixo por onde passarem. Assustados com tanta imundície, eles pedem a ajuda do Prolaguito para não deixar a sujeira tomar conta do planeta. O herói convoca a Galera da Água e ensina boas práticas para que todos tenham cuidado com o meio ambiente. O monstro da sujeira não resiste ao disparo de bolhas de sabão e desaparece. Com toques de suspense, humor e aventura, a história envolve o público infantil que aprende lições importantes como não jogar lixo no chão, praias e rios, além de não desperdiçar os recursos naturais. As apresentações serão destinadas a alunos da rede municipal de ensino, em duas sessões, manhã e tarde.

Na quinta-feira, as atividades acontecem em Armação dos Búzios. Às 8h, alunos da escola da rede municipal de ensino participarão da apresentação da peça teatral na Praça Quilombola, na Rasa. Em seguida, os estudantes seguirão para um passeio no Mangue de Pedras, onde será feito ainda o replantio de mudas nativas da região. A ação tem o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e Educação, Ciência e Tecnologia.

No dia 22, Dia Mundial da Água, haverá caminhada às margens do Rio Gargoá, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A concentração será às 8h no início da Avenida Tom Jobim. Os participantes também poderão plantar mudas nativas A atividade conta com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio.