300 alunos da rede municipal de ensino participaram das duas sessões realizadas hoje (19)

 Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, estudantes da rede pública do município de São Pedro da Aldeia assistiram ao espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”. nesta Alunos das escolas municipais Adalgiza da Silva Lobo, Flonete Alexandrino da Silva, Dulce Jotta de Souza, Rubem Arruda Câmara e das escolas municipalizadas Manoel Martins Teixeira e Manoel Moraes da Silva participaram da atividade, realizada pela Prolagos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com toques de suspense, humor e aventura, a peça envolve o público infantil e ensina lições importantes, como não desperdiçar um dos recursos naturais mais necessários: a água. “Achei a peça muito legal. Aprendi que temos que tratar o meio ambiente”, disse Caique Leal, de 7 anos, aluno do E.M. Adalgiza da Silva Lobo. “Aprendi que devemos cultivar e preservar nossa natureza. Gostei muito quando os personagens se juntaram para ajudar o meio ambiente”, diz Jenifer Soares, 10 anos, aluna da E. Municipalizada Manoel Martins Teixeira.

A ação foi desenvolvida pelo setor de Responsabilidade Social da concessionária. “Atividades como esta estimulam o senso de responsabilidade nas crianças para participar ativamente na preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos naturais. Educar as novas gerações é o caminho para superar barreiras e garantir a qualidade de vida para todos”, destaca Francine Melo, coordenadora do setor.

A coordenadora de Educação Preventiva do município, Maria Regina Silveira, comenta que essa parceria proporciona a conscientização dos alunos. “Durante essa semana, podemos trazer essa mensagem sobre ter mais cuidado com a água, evitando o desperdício e utilizando somente o necessário. Acredito que o recado foi passado e agora aguardamos os frutos”, completa Maria Regina.

Ao todo, mais de 300 alunos participaram das duas sessões da atividade no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. “Hoje, foi plantada uma semente nas crianças e esse ensinamento vai além da casa e da escola, é para a vida inteira”, afirma a professora de Educação Física Janaina Caleia, que se divertiu assistindo ao espetáculo com os alunos.

A programação do Dia Mundial da água segue durante a semana em outras cidades. Na quinta-feira, as atividades serão em Armação dos Búzios. Às 8h, alunos da escola da rede municipal de ensino participarão da apresentação da peça teatral na Praça Quilombola, na Rasa. Em seguida, os estudantes seguirão para um passeio no Mangue de Pedras, onde será feito ainda o replantio de mudas nativas da região. A ação tem o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e Educação, Ciência e Tecnologia.

No dia 22, Dia Mundial da Água, haverá caminhada às margens do Rio Gargoá, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A concentração será às 8h no início da Avenida Tom Jobim. Os participantes também poderão plantar mudas nativas A atividade conta com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio.