Projeto de educação socioambiental da Prolagos começou nesta semana com alunos de São Pedro e Arraial do Cabo

Despertar a consciência sobre a destinação correta dos resíduos e estimular ações mais sustentáveis. Estes são alguns objetivos do Projeto CaptaAção, edição “Seu Descarte, Minha Arte”, que começou nesta semana com a participação de alunos da Escola Municipalizada Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, e do Ciep Célio de Barros, de Arraial do Cabo. O projeto é realizado pela Prolagos em parceria com a Casa Scliar e tem o apoio das Secretarias de Educação dos cinco municípios da área de concessão.

Alunos da E. Mz Capitão Costa, de São Pedro

Durante as atividades os alunos do nono ano da rede pública participaram de uma visita guiada à Casa Scliar, em Cabo Frio, preparada exclusivamente para o projeto. Além da exposição Pense, com quadros de Carlos Scliar, com a temática do meio ambiente, o espaço recebeu instalações que provocam o despertar da consciência sobre os cuidados com a natureza, como uma rede de pesca com objetos plásticos recolhidos na Praia do Forte, uma peça interativa feita com material reciclado que mostra o tempo de decomposição de materiais como plástico e isopor, além de painéis com mensagens reforçando a responsabilidade de cada indivíduo na produção do próprio lixo.

Os jovens também assistiram a um vídeo sobre o impacto do lixo na vida marinha e participaram de oficina de reciclagem, com produção de tela a partir de papel jornal e aprenderam técnica de serigrafia. “Achei a atividade muito interessante e o que mais me agradou foi a oficina de silk screen. É legal mostrar que tem coisas que não devemos usar para não prejudicar o meio ambiente. Na minha família já temos esta preocupação, inclusive já fizemos uma limpeza na Prainha, em Arraial, retirando microlixo”, comentou João Marcos da Cruz, da turma 900 do Ciep de Arraial do Cabo.

Alunos do Ciep de Arraial do Cabo

Após as atividades, os estudantes foram convidados a desenvolver uma produção artística para reforçar todo o conteúdo apresentado, as categorias são: “Artesanato Sustentável”, “Curta-metragem” e “Composição Musical”. Os autores dos melhores trabalhos em cada categoria e seus professores serão premiados no encerramento do projeto, previsto para o segundo semestre do ano. “Talvez eu faça um vídeo falando sobre a poluição no mar. Isso mexeu muito comigo. Pretendo não usar mais canudo, porque agora eu sei que prejudica muito os animais”, Isabela de Sousa Medeiros, 13 anos, do Ciep de Arraial do Cabo.

O projeto CaptaAção é desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da Prolagos e tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos estudantes da rede pública, por meio de temas relevantes para a sociedade. No ano passado, a primeira edição do projeto teve o tema Respeito Dá o Tom, homônimo ao programa de igualdade e diversidade racial da concessionária.

Os estudantes participaram de oficina de tela e de serigrafia