Cerca de 200 crianças do 1º ao 5º ano do E. M. Sapeatiba Mirim participaram das atividades

Com o objetivo de despertar a consciência para a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, a Prolagos realizou nesta segunda-feira a culminância do programa Saúde Nota 10 para os alunos do 1º ao 5º da Escola Municipal Sapeatiba Mirim, em Iguaba Grande. Cerca de 200 alunos do turno da manhã e tarde participaram do programa. O encerramento do projeto contou com premiação das melhores produções, desenho e redação, e teatro do Pr olaguito e a Galera da água.

Para Andréa Silveira, diretora da instituição, trazer temas em torno da sustentabilidade para dentro do ambiente escolar garante um futuro melhor para todos. “É o nosso dever ensinar para os pequenos que eles precisam conservar e cuidar do meio ambiente. O exemplo deles impacta as pessoas mais velhas e influência diretamente nas próximas gerações. Esse projeto da Prolagos traz um novo olhar para as crianças e vemos isso pela participação e empolgação desde a palestra até o teatro”, completa a diretora.

Além do encerramento do programa, os estudantes plantaram mudas nativas da região em frente à escola em comemoração Dia Nacional de Conservação ao Solo. Para Emily Policarpo, aluna do 4º ano, plantar mudas com os colegas foi a atividade mais divertida do dia, “As árvores ajudam o nosso ar, por isso é muito importante a gente cuidar e aumentar a quantidade delas”, comenta a menina de 9 anos.

O Saúde Nota 10 leva para a sala de aula informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental e os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Os alunos são estimulados a participarem de um concurso cultural – desenho para os estudantes do 1º ao 3º ano e redação entre os alunos de 4º e 5º anos. Os vencedores de cada categoria ganham uma bicicleta.