Ação faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação direta entre as associações de moradores e a concessionária

Presidentes de Associações de Moradores dos mais diversos bairros de Cabo Frio participaram na manhã desta terça-feira de uma reunião na sede da Prolagos. Recebidos pelo diretor presidente Sérgio Braga, os visitantes conheceram as instalações da unidade e o plano de investimentos com a previsão das próximas obras, como ampliação de estações de tratamento de esgoto e de rede de distribuição de água. Eles tiraram dúvidas sobre o contrato de concessão, além das atribuições e responsabilidades das prefeituras, da empresa e do cidadão.

Um dos destaques do encontro, realizado pelo setor de Responsabilidade Social, foi a exibição de um vídeo institucional com explicações sobre o modelo de esgotamento sanitário coleta em tempo seco, adotado na região em 2004. Sergio Braga apresentou o estudo de hidrodinâmica da Lagoa de Araruama, contratado pela Prolagos à Coppe|UFRJ e UFF e foi exibido um vídeo sobre a recente visita de gestores públicos as universidades.

A reunião foi comemorada pelas lideranças. “Foi muito produtivo, pois pudemos conhecer melhor a operação da empresa e, também, apresentar as demandas dos bairros. Estreitar esse relacionamento é muito importante, pois somos o elo entre os moradores e a concessionária”, reforçou Marta Rodrigues, presidente da Associação do Caminho de Búzios.

A presidente da Associação de Moradores da Nova Cabo Frio destacou a importância desta parceria. “Hoje tivemos uma aula sobre o funcionamento da empresa para compreender melhor a operação dos sistemas de água e esgoto para compartilharmos com a comunidade. Além disso, pude perceber que a responsabilidade é de todos: da empresa, do poder público municipal e da sociedade civil”, pontuou Aline de Almeida Matias.

Um dos parceiros do programa desde a implantação, em 2012, Benedito Ribeiro, o Bené, presidente da Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio (Famocaf) frisou os benefícios trazidos pelo programa. “O Afluentes aproximou muito a Prolagos das comunidades. Acompanho desde o início e foi um importante ganho para a sociedade. Encontros como o de hoje são importantes para tirar dúvidas e, ainda, para promover a integração entre os presidentes de todas as associações”, comentou.

A reunião contou com a participação do gerente de operações de água, José Vicente Marino, que detalhou o processo de tratamento e distribuição. “Estamos à disposição de toda a comunidade. A participação direta dos líderes, apontando as melhorias necessárias, é fundamental para ajustarmos a nossa operação em busca da excelência na prestação dos serviços”, concluiu.