Acompanhados de colaboradores da Prolagos, autoridades plantam mudas de ipê em comemoração ao Dia da Árvore

Depois de participar da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Grande no início dos anos 2000, Vantoil Martins retornou à unidade na manhã desta sexta-feira como prefeito. Acompanhado dos secretários Paulo Rito, de Obras, e Marco Antônio Motta, de Meio Ambiente, Vantoil conferiu de perto a recente remodelação da unidade, que é uma das mais modernas do país, e acompanhou cada etapa do processo. A comitiva foi recebida pelos diretores da Prolagos Sérgio Braga e José Carlos Almeida, pelo gerente de Operações de Esgotamento Sanitário, Mário Márcio Gonçalves.

O cuidado com o tratamento de esgoto e, principalmente, com a qualidade do efluente tratado que retorna ao meio ambiente, vem ao encontro dos esforços do governo municipal em construir um município sustentável e preocupado com o meio ambiente. “A reformulação da estação reforça os laços de parceria e respeito entre o município e a concessionária. Temos um olhar muito especial para o meio ambiente e amanhã teremos uma feira em comemoração ao dia da árvore, com mais de 100 estandes. Até o final do ano vamos inaugurar o Parque Natural Municipal, com trilha ecológica e 186 mil metros quadrados de área de Mata Atlântica”, comentou Vantoil Martins, citando algumas iniciativas.

O presidente Sérgio Braga enfatizou o compromisso da Prolagos com Iguaba Grande e destacou alguns investimentos realizados.“Esta visita é uma prestação de contas que fazemos ao prefeito, mostrando as melhorias na ETE e reforçando o nosso cuidado com a cidade. Recentemente, inauguramos cinco novas unidades de bombeamento de água beneficiando o Polo Rural, Sapeatiba, Terral, Coqueiros e Caieira, melhorando o sistema de abastecimento”, acrescentou Braga.

Sérgio Braga, diretor presidente da Prolagos

Em contato direto com a concessionária nas ações do dia a dia, acompanhando obras e fiscalizando, o secretário de Obras, Paulo Rito, disse que a visita foi muito esclarecedora e reforçou a parceria que existe entre as duas partes. “Percebemos o zelo que a empresa tem com o tratamento de esgoto e com o meio ambiente. A organização, cuidado, eficiência e profissionalismo saltam aos olhos. Tanto a prefeitura quanto a Prolagos estão comprometidas em solucionar os problemas e melhorar a vida das pessoas. É por isso que essa parceria dá certo e quem ganha é a população”, pontua Rito.

Ao final da visita, representantes da prefeitura e da Prolagos plantaram mudas em comemoração ao dia da árvore, celebrado neste sábado. “Queremos fazer de Iguaba uma cidade modelo em relação à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Em apenas dois meses e meio deste novo governo realizamos uma série de eventos para conscientizar a população e plantamos mais de 1500 mudas, pois queremos transformar Iguaba a cidade dos ipês. Sabemos que o resultado só vem com o tempo, com o crescimento das árvores, por isso que o nosso trabalho é focado em ações no presente de olho no futuro, pois estamos preocupados com as novas gerações”, disse o secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Marco Antonio Motta.

A ETE Iguaba Grande será a primeira estação digital do Estado do Rio. A unidade foi mapeada, recentemente, através de um escâner a laser para que seja feita a reprodução em três dimensões. “Este trabalho nos dará uma importante ferramenta de gestão para simulações e estudos de futuras intervenções. Poderemos acompanhar informações sobre manutenções preventivas, fazer testes e promover visitas à distância por meio de óculos de realidade virtual”, explica José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

José Carlos de Almeida, diretor executivo da Prolagos