Ação, nesta sexta-feira, terá plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore (21) e início da Primavera (23)

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, visitará, nesta sexta-feira, 20 de setembro, a estação de tratamento de esgoto do município, operada pela Prolagos. Com capacidade para receber seis milhões de litros de esgoto por dia, a unidade trata 100% do que é coletado e funciona em sistema terciário com desinfecção por ultravioleta, o que representa maior nível de eficiência e uma das tecnologias mais modernas disponíveis no país.

Durante a visita, como ato simbólico pelo Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e início da Primavera, em 23 de setembro, haverá plantio de mudas de ipê, entre outras espécies. Além do prefeito e secretários de governo, funcionários da concessionária também participarão da ação. “Será uma honra recebermos o prefeito e secretários na estação, onde eles acompanharão de perto o funcionamento do sistema e a qualidade do efluente tratado que retorna à natureza. Além disso, a celebração ao dia da árvore reforça a nossa preocupação com o meio ambiente”, comenta Sérgio Braga, diretor presidente da Prolagos.

Inovação – Recentemente, a ETE Iguaba Grande passou por processo de digitalização por meio de um escâner a laser. Em breve, a unidade será a primeira estação de esgoto no Estado do Rio de Janeiro a ter um gêmeo digital, ou seja, a representação fiel em três dimensões, que servirá como ferramenta de gestão, permitindo fazer simulações e estudos para futuras obras de ampliação e melhoria, acompanhar informações sobre manutenções preventivas, fazer testes, além de promover visitas à distância por meio de óculos de realidade virtual. A iniciativa faz parte do programa Infra Inteligente, desenvolvido pela Aegea, grupo da qual a Prolagos faz parte.