Projeto coloca a reciclagem do lixo no foco de mais de 400 alunos

A segunda edição do CaptaAção, programa de educação socioambiental da Prolagos, edição “Seu Descarte, Minha Arte” chega ao fim e os melhores trabalhos serão premiados amanhã (21) em uma cerimônia muita especial na Casa Scliar, instituição parceira no desenvolvimento da iniciativa. A produção dos alunos do nono ano de escolas municipais de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Armação de Búzios foram avaliados por um comitê formado por colaboradores da concessionária. Os autores das obras mais votadas ganharão um smartphone cada.

“Foi muito impactante ver os trabalhos que os alunos submeteram para esta edição do projeto. Os trabalhos vieram diferenciados, criativos e muito inovadores. Os alunos estão de parabéns e os professores que os motivaram também, porque o que eles conseguiram extrair desses jovens foi fantástico! Os estudantes não estão apenas replicando a informação, estão aplicando conceitos e valores novos, além da interpretação deles de acordo com a realidade que estão inseridos”, disse Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Durante os últimos meses alunos de 20 escolas municipais participaram de uma visita guiada à Casa Scliar, em Cabo Frio, preparada exclusivamente para o projeto. Além da exposição “Pense”, com quadros de Carlos Scliar, com a temática do meio ambiente, o espaço recebeu instalações que provocam o despertar da consciência sobre os cuidados com a natureza. Após as atividades, os estudantes foram convidados a desenvolver uma produção artística para reforçar todo o conteúdo apresentado, as categorias são: “Artesanato Sustentável”, “Curta-metragem” e “Composição Musical”.

“Ano passado fiquei muito surpresa com a qualidade dos vídeos produzidos e neste ano, por conta de ter mais duas atividades, a emoção foi bem maior, principalmente por conta da compreensão do tema por parte dos alunos. Agora, eles não estão mais aprendendo, estão ensinando”, disse Cristina Ventura, coordenadora da Casa Scliar.

O projeto CaptaAção é desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da Prolagos e tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos estudantes da rede pública, por meio de temas relevantes para a sociedade. A primeira edição do projeto teve o tema Respeito Dá o Tom, homônimo ao programa de igualdade e diversidade racial da concessionária.