Com o objetivo de apresentar as novas tecnologias aplicadas ao saneamento para jovens que estão entrando no mercado de trabalho, a Prolagos promoveu a palestra “Inovação tecnológica em sistemas de abastecimento de água” para aprendizes da turma de rotinas administrativas do Senac, unidade Cabo Frio. Os alunos conheceram as ferramentas utilizadas para monitoramento e análise de dados do Centro de Controle Operacional da concessionária.

Victor Barreto, coordenador de Operações foi um dos palestrantes e ressaltou o uso das inovações para a gestão estratégica. “Apresentamos os nossos recursos que aplicam inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas), permitindo uma tomada de decisão cada vez mais assertiva. Além disso, mostramos também a importância dessas tecnologias, que ao interligar as informações, garantem a eficácia do serviço prestado”, comenta Victor.

Durante a palestra, os jovens acompanharam o monitoramento de parâmetros operacionais das redes como vazão, pressão, consumo de energia, nível de reservatório, fluxo de veículos nas rodovias que atendem a região, condições meteorológicas, entre outros.

Yuri Klein, supervisor de Operações, também conversou com os alunos. “É fundamental que eles tenham ciência do que é desenvolvido hoje, nas mais diversas áreas, para que ao ingressarem no mercado de trabalho já tenham uma noção do que está disponível. A gente conseguiu perceber uma grande motivação durante a palestra, com perguntas, demonstrando interesse, e essa troca de experiência é essencial para o amadurecimento profissional e para o ingresso no mercado de trabalho.”, disse o supervisor.

Este compartilhamento de informações faz parte das ações da concessionária a fim de promover a disseminação de conhecimento sobre os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e conscientizar sobre preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.