Concurso realizado durante o Festival Sabores evitou que mais de mil litros do resíduo fossem descartados irregularmente nas redes de drenagem e esgoto

Com 580 litros de óleo de cozinha coletados, o Chef Camarão, no shopping Park Lagos, foi o vencedor da Gincana De Olho no Óleo entre os restaurantes participantes do Festival Sabores de Cabo Frio e receberá cinco tablets para serem entregues para os funcionários da cozinha. O concurso mobilizou os estabelecimentos, que evitaram que 1.396 litros do resíduo utilizado nos preparos de alimentos fossem descartados por pias e ralos, o que pode danificar as redes de drenagem e esgoto.

O segundo lugar ficou com o restaurante La Mole, que arrecadou 410 litros, na sequência vem Yummy, que coletou 225 litros, Kentô, com 160 litros, Armazém da Passagem, que entregou 122 l, e Delírios Restaurante, que arrecadou 90 l. “Ficamos felizes com a primeira edição da gincana que acrescentou ao festival gastronômico um ingrediente extra: a sustentabilidade. Os profissionais que atuam nas cozinhas podem ser nossos grandes aliados nessa busca pela conscientização do descarte adequado do óleo usado”, comentou o diretor presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

A gincana é uma ação homônima ao programa lançado pela concessionária neste ano com objetivo de chamar atenção ao uso correto dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem. O lançamento de resíduos como o óleo pode causar contaminações, entupimentos e extravasamento, além de atrair pragas que podem causar doenças. Para descartar corretamente o resíduo, basta espera-lo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar em algum ponto de coleta, como as lojas de atendimento da Prolagos.

A entrega da premiação do restaurante vencedor acontecerá durante o encerramento da segunda edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, que acontecerá no fim do mês. Além da competição entre os restaurantes, a concessionária também mobilizou alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, cujos vencedores foram, respectivamente, as turmas 500 da E.M. Oswaldo Santa Rosa, na Ogiva, e 800 da E.M. Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João. Os alunos das classes campeãs farão uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Para ampliar o alcance da conscientização, a empresa também está mobilizando as Associações de Moradores dos cinco municípios da área de concessão. A comunidade, que até o dia 24 de novembro, coletar a maior quantidade de óleo usado ganhará a estrutura para festa infantil de festa de fim de ano do bairro.

O De Olho no Óleo é desenvolvido pela Prolagos em parceria com a ONG Reciclóleo, responsável pela correta destinação, como produção de sabão e biodiesel. Para do valor arrecadado pela organização é destinado a compra de material esportivo para projetos sociais.

*Editado em 13/11/19, às 10h15, para correções.