Notícias

Ver notícia
Após implantação de rede, esgoto será captado pelo sistema de coleta em tempo seco e levado para a estação de tratamento

Construção de PV na rua Américo Vespúcio

A implantação do cinturão coletor de esgoto da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, está concentrada, nesta semana, em duas vias. Na Américo Vespúcio as tubulações já estão assentadas e as ligações dos imóveis estão sendo preparadas. Próximo à esquina com a Avenida da Liberdade um poço de visita (PV), local de acesso à rede subterrânea para vistoria, está sendo finalizado. Paralelamente, na Antônio Sousa Teixeira, próximo à esquina com a Avenida Getúlio Vargas, operários removem a camada asfáltica e os paralelos para iniciarem a escavação para colocar a tubulação que irá captar as contribuições de esgoto da região da Praia Grande.

Na Rua Antônio Sousa Teixeira será necessária a realocação de uma adutora de água e a Prolagos aproveitará para modernizar o trecho trocando 240 metros de tubulação de ferro fundido por tubos de polietileno de alta densidade, que oferece maior resistência e durabilidade. Para não prejudicar o abastecimento no local, será feito um desvio com uma rede provisória até a conclusão dos trabalhos.

Desde o início das atividades, diversas interferências foram encontradas. Um dos mais impactantes é o nível do lençol freático e a influência da maré, que provocam o alagamento das valas logo após abertas. Além da grande umidade do solo, as chuvas intensas também afetaram. “Em maio, por conta do temporal, os trabalhos foram paralisados por uma semana, pois o solo ficou completamente encharcado e as máquinas tiveram dificuldade de locomoção”, explicou o engenheiro Adibe Santos, que acompanha a obra.

Para garantir a segurança das equipes e qualidade é preciso o auxílio de uma bomba de sucção para drenar a área a ser escavada. Para isso, são colocadas ponteiras em toda a extensão e o volume retirado é encaminhado à rede de drenagem. Outros fatores aumentam ainda mais o desafio, como redes de água e esgoto já existentes, os cabos aéreos que atrapalham a movimentação das máquinas e, ainda, a profundidade para a colocação dos tubos. “O esgoto é transportado por gravidade pelos cinturões e, por isso, é necessário criar uma inclinação. Nessa obra, a profundidade de escavação varia entre 1,05m e 4,5m, o que impacta no tempo de execução do serviço”, ressaltou o engenheiro.

A implantação da rede coletora de esgoto na Praia dos Anjos era uma demanda de mais de 20 anos dos moradores de Arraial do Cabo. Após a obra, o esgoto que atualmente é lançado diretamente no canal de drenagem será captado através do sistema coleta em tempo seco e direcionado para a Estação de Tratamento.  No total serão implantados 2,3 quilômetros de rede coletora, 72 poços de visita e 22 novos pontos de captação em tempo seco, para coletar o esgoto que vem de diversas partes da cidade, por meio da rede de drenagem pluvial.

A margem esquerda da Avenida da Liberdade já foi concluída, recebeu pavimentação asfáltica e está liberada para o trânsito. Na próxima semana as atividades serão no último trecho da margem direita, entre as ruas José de Alencar e Benjamin Constant, onde há uma estação elevatória. Ao final da obra, todos os imóveis estarão conectados à rede, garantindo 100% de efetividade da obra.

Operários trabalham na abertura da rua Antônio Sousa Teixeira

 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.