Projeto CaptaAção

Projeto CaptaAção – Edição “Seu Descarte, Minha Arte”

O projeto CaptaAção é promovido pela concessionária Prolagos, em parceria com a casa Ateliê Carlos Scliar. Trata-se de um projeto com foco no desenvolvimento do potencial de transformação do ser integral, abordando temas relevantes para a sociedade, de modo a estimular o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes da rede pública de ensino.

Quem pode participar

Poderão participar alunos do 9º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas da rede pública dos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro.

Como funciona

O projeto consiste em 5 etapas: Visita guiada ao Instituto Carlos Scliar, participação na oficina de reciclagem, exibição de vídeo, momento de reflexão e produção artística. Ao final do projeto, as produções selecionadas serão premiadas. A visita guiada, a oficina de reciclagem, a exibição do vídeo e o momento de reflexão duram, aproximadamente, 3 horas. Podem ser realizadas de segunda à sexta, nos turnos da manhã ou da tarde, em turmas de no máximo 25 alunos (com professor responsável acompanhando o grupo). A data limite para realização da visita é 11 de setembro de 2019. Os alunos poderão se inscrever nas categorias “Artesanato Sustentável”, “Curta-metragem” e “Composição Musical”.

Curta-Metragem

Os alunos poderão concorrer a esta categoria em grupos de no máximo 5 integrantes. O vídeo deve ter duração de até 3 min e deve ser elaborado com base no tema “Preservação Ambiental”. A avaliação e seleção dos melhores curtas dar-se-ão com base na criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema. O envio do curta deverá ocorrer até a data de 13 de setembro de 2019, através de link de compartilhamento do Google Drive. E-mail para compartilhamento: social.prl@prolagos.com.br. É imprescindível que haja identificação de título, nome dos integrantes, instituição de ensino e turma no vídeo.

Deverão ser enviadas, para a inscrição do curta-metragem:
a) Título do vídeo;
b) Link de compartilhamento do Google Drive;
c) Ficha de inscrição devidamente preenchida;
d) As inscrições deverão ser realizadas através de envio da ficha de inscrição e link de compartilhamento do Google Drive no e-mail: social.prl@prolagos.com.br rigorosamente até às 23h59 do dia 13 de setembro de 2019, sem exceção;
e) O e-mail enviado para inscrição deverá conter as seguintes informações dos alunos inscritos:
– Nome completo;
– Número do RG ou CPF;
– Telefone de contato.
Os curtas inscritos deverão ser originais e inéditos.

Composição Musical

Os alunos poderão concorrer a esta categoria em grupos de no máximo 4 integrantes. A composição deve ter duração de até 6 min e deve ser elaborada com base no tema “Preservação Ambiental”. A avaliação e seleção dos melhores curtas dar-se-ão com base na criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema. O envio do arquivo deverá ocorrer até a data de 13 de setembro de 2019, através de link de compartilhamento do Google Drive, em formato MP3. E-mail para compartilhamento: social.prl@prolagos.com.br. É imprescindível que haja identificação de título, nome dos integrantes, instituição de ensino e turma no vídeo.

Deverão ser enviadas, para a inscrição da música:
a) A letra e o título da música digitada em texto do Word;
b) A partitura ou cifragem harmônica digitalizada da composição;
c) Ficha de inscrição devidamente preenchida;
d) As inscrições deverão ser realizadas através de envio da ficha de inscrição, da letra, título e partitura ou cifragem no e-mail: social.prl@prolagos.com.br rigorosamente até às 23h59 do dia 13 de setembro de 2019, sem exceção;
e) O e-mail enviado para inscrição deverá conter as seguintes informações dos alunos inscritos:
– Nome completo;
– Número do RG ou CPF;
– Telefone de contato.
As músicas inscritas deverão ser originais e inéditas.

OBS: Entende-se por inédita, a música que nunca tenha sido comercializada nacionalmente e que não tenha sido apresentada em festivais ou concursos. Entende-se por original, a música não plagiada de outra já existente, considerando-se tanto a letra como parte musical.

Tema desta Edição

“Seu Descarte, Minha Arte”. Sugere-se que as produções artísticas versem sobre preservação ambiental, com foco na reutilização e/ou correta destinação de resíduos.

Para Participar

Em reuniões com representantes das secretarias de educação dos municípios atendidos pela concessionária, será apresentado o projeto e a indicação das instituições participantes deverá ocorrer em até 7 dias após o encontro.

Avaliação

O comitê avaliador do projeto, composto por representantes da Casa Scliar e colaboradores da Prolagos, selecionará os vencedores de cada categoria. Os critérios da avaliação e seleção são: Cumprimento das regras do regulamento, criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema.

Divulgação do trabalho vencedor

Os vencedores serão premiados em cerimônia especial, a qual contará com a presença dos representantes das instituições, alunos cujas produções foram selecionadas e familiares. Haverá exibição dos curtas na tela de projeção cinematográfica, exposição das peças que concorreram na categoria “Artesanato Sustentável” e apresentação das composições musicais, além de coquetel aos convidados.

Premiação

Os alunos e os professores orientadores dos trabalhos vencedores serão contemplados com brindes durante a cerimônia de encerramento do projeto.

Direitos Autorais

Ao se inscreverem no projeto CaptaAção, os autores cedem seus direitos autorais em favor da Prolagos, que poderá utilizar as produções em programas pedagógicos ou em campanhas de sensibilização pública, sem nenhum ônus à concessionária.

Outras Disposições

Qualquer item não previsto neste regulamento passará por avaliação dos organizadores do Projeto.

Regulamento

Ficha de Inscrição