Sistemas de coleta e tratamento de esgoto

Sistemas de coleta e tratamento de esgoto

Para tratar o esgoto de cinco municípios, a Prolagos possui sete ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto): duas em Cabo Frio (Praia do Siqueira e Jardim Esperança), uma em São Pedro da Aldeia, uma em Búzios, duas em Arraial do Cabo e outra em Iguaba Grande. Juntas, elas tratam mais de 70 milhões de litros de esgoto por dia.

Além de duas estações de tratamento de esgoto que operam com tratamento terciário, removendo fósforo e nitrogênio, a Prolagos também tem unidades com tratamento primário com desinfecção e tratamento secundário.

Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR)

A Prolagos é a primeira companhia de saneamento no Estado do Rio de Janeiro a utilizar o sistema de membranas no tratamento do efluente. Inaugurada em 2013, a estação está localizada na cidade de Armação dos Búzios e possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reúso por mês.

Parte da água produzida na ETAR já atende ao campo de golfe de Búzios com cerca de 40 mil litros de água de reúso por dia, utilizados na irrigação da grama diferenciada, que requer uso de água com alto nível de potabilidade.

Na Estação de Tratamento de Água de Reúso, o efluente (esgoto tratado) que vem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Búzios, é submetido a um polimento, que consiste em três etapas para fazer a remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa.

 

Galeria