Nesta temporada, os cinco municípios atendidos pela Prolagos (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) receberam o maior número de visitantes dos últimos cinco anos (835 mil, que somados à população local ultrapassou 1,25 milhão de habitantes). Este grande número de pessoas impactou a rotina das cidades e a prestação dos serviços públicos, principalmente o abastecimento de água, cuja demanda é ainda maior devido às altas temperaturas e ao tempo de permanência dessa população excedente que também foi maior neste ano.

Desde o início do verão, a concessionária está operando o sistema de abastecimento de água com carga máxima e, em nenhum momento, houve a paralisação total da prestação do serviço. No entanto, a infraestrutura reforçada não eliminou totalmente as ocorrências pontuais, sendo necessário reforço no abastecimento nas áreas mais impactadas, através de rede ou com caminhões pipas.

Em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prolagos, o Ministério Público e dirigentes do Procon, a concessionária se comprometeu a disponibilizar um funcionário, em dias e horários pré-determinados, para prestar atendimento nas sedes do Procon de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Os casos serão analisados individualmente, mediante as devidas comprovações fiscais, promovendo acordos e facilitando as negociações.

Os horários de atendimento nos Procons serão sempre das 13h às 17h – às segundas-feiras em Armação dos Búzios, às quartas em Arraial do Cabo e às sextas em Cabo Frio. A loja de Atendimento da Prolagos em Tamoios receberá um advogado do Procon também às sextas. O TAC estará em vigor até o dia 31 de março de 2019. As mesmas condições de negociação serão oferecidas em todas as lojas de atendimento da Prolagos.