A atividade foi realizada pela Prolagos em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Uma riqueza de ecossistemas e de visuais encantadores dentro de quase 10 mil hectares. Este é o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), unidade de conservação que vai de Saquarema a Armação dos Búzios e engloba alguns dos cartões postais mais belos da Região dos Lagos. Parte deste paraíso natural foi cenário para alunos do 1º ano do Colégio Futuro Vip, unidade Cabo Frio, que fizeram uma caminhada ecológica pela Serra das Emerências, em Búzios, de onde é possível ver os municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.

“Essas atividades de sensibilização ambiental são muito importantes para as pessoas entenderem que o parque é delas e é público. Além disso, garantir a presença dos jovens neste local e conscientizá-los é a melhor forma de combater atitudes que prejudiquem o ambiente, pois eles irão multiplicar tudo o que aprenderam aqui”, comentou o chefe do PECS, Marcelo Morel.

Cerca de 25 pessoas participaram da atividade, que contou também com um piquenique no topo da serra e uma demonstração de um voo de asa-delta, uma das atividades características do lugar. Os estudantes ficaram impressionados. “Fiquei encantado com a paisagem, porque na nossa idade não percebemos as belezas que nos cercam. A natureza é algo que a tela de computador não consegue reproduzir”, acrescentou Pedro Henrique, 16 anos, que aproveitou o momento para meditar.

“Nessas atividades eles começam a entender a importância daquilo que eles estudam. Eles acham que a questão do meio ambiente está distante. Quando apresentamos esta realidade eles começam a se sentir parte responsável dessa preservação. Vivenciar experiências como essa completa o ensino da sala de aula e forma cidadãos”, disse Ivana Ferreira, diretora do colégio.

Na manhã de quarta-feira (12), alunos Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) fizeram a trilha da restinga, entre os municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Os passeios fazem parte de uma série de atividades da Prolagos em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. A programação segue até o fim do mês, confira:

18/06

Projeto Captação com alunos do INEFI

Local: Casa Scliar

 

Workshop sobre a evolução do saneamento na região

Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

 

Workshop “Tecnologia Aplicada a Saneamento Básico” para alunos da rede pública

Local: Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

 

24/06

Visita ao CCO – EM Teixeira e Sousa

Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

 

Projeto Captação com alunos da EM Francisco Paes

Local: Casa Scliar