Concurso estimula a destinação correta do óleo de cozinha usado. Turma vencedora fará visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio

A Prolagos promove a gincana De Olho no Óleo entre alunos do segundo segmento da rede pública de ensino de São Pedro da Aldeia, em parceria com a secretaria de Educação do município. A iniciativa tem como objetivo estimular a destinação correta de óleo de cozinha usado, conscientizando toda a comunidade escolar: estudantes, familiares e corpo docente. A atividade é um desdobramento do programa homônimo lançado pela concessionária no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

Os participantes terão até o dia 13 de setembro para arrecadar o resíduo, o anúncio dos vencedores será no dia 17 de setembro, em cerimônia realizada na unidade de ensino e contará com a apresentação do espetáculo teatral “Prenúncio”. Além disso, a turma que conseguir arrecadar a maior quantidade ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

Participam da iniciativa a E. Mz. Paineira, no bairro Balneário; E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. Mz. Retiro, localizada no Retiro e E. Mz. Capitão Costa, na Cruz.

Toda população deve evitar lançar óleo usado pelo ralo, pois ele provoca entupimento nas redes públicas, causando extravasamentos. Para contribuir com o descarte correto, a Prolagos transformou todas as lojas comerciais em ecopontos e instalou coletores para receber o material. A iniciativa é em parceria com a ONG Reciclóleo, que ficará responsável pela correta destinação de resíduo, como a venda para a produção de biodiesel e fabricação de sabão.