Prolagos leva o espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação” para cerca de 120 crianças

Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade participaram do encerramento do Saúde Nota 10, programa de responsabilidade social da Prolagos, em Iguaba Grande. Eles assistiram à peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”, que de forma lúdica ensina a garotada a cuidar do meio ambiente.

Para Francisco Caldas, diretor do colégio, transmitir o conhecimento por meio da diversão é o caminho para conscientizar as crianças. “Trabalhos como esse são importantes para que desde pequenos eles aprendam a interagir com o meio ambiente de maneira correta. O planeta agradece!”, comenta o diretor.

O Saúde Nota 10 leva para a sala de aula informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos e os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Os alunos são estimulados a participarem de um concurso cultural – desenho para os estudantes do 1º ao 3º ano e redação entre os alunos de 4º e 5º anos. Os vencedores de cada categoria ganham uma bicicleta.

Durante a cerimônia de encerramento, aproximadamente 120 alunos assistiram ao teatro que com toques de suspense, humor e aventura, envolveu o público infantil e ensinou a não jogar lixo no chão, praias e rios, além de não desperdiçar os recursos naturais. De forma interativa e entre muitas gargalhadas, as crianças ajudaram o Prolaguito e a Galera da Água a derrotar o monstro da sujeira, o Sujismundo. No fim da peça, eles foram convidados a fazer parte dessa equipe de herois que combate o descarte irregular de lixo e do óleo de cozinha.

Nathaly Araújo, de 10 anos, ficou em 1º lugar com desenho de um planeta dividido entre a sujeira e a preservação. “Cuidar do meio ambiente é muito importante para que tudo fique limpo. Vou ficar de olho na minha mãe e na minha irmã para elas não jogarem mais lixo”, comentou a ganhadora.

Desde 2012, o programa já beneficiou cerca de 75 mil estudantes em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Armação dos Búzios.