Comunidade que coletar a maior quantidade do resíduo usado ganhará estrutura para festa infantil de fim de ano

Começa nesta segunda-feira, 21 de outubro, a Gincana De Olho no Óleo entre as Associações de Moradores da área de concessão da Prolagos. A entidade que até o dia 24 de novembro coletar a maior quantidade de óleo de cozinha usado ganhará a estrutura para festa infantil de festa de fim de ano para a comunidade. O concurso tem como objetivo mobilizar os bairros por meio das lideranças comunitárias e disseminar a importância da destinação correta do resíduo, que quando despejado na rede pública pode causar sérios transtornos.

A atividade faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação entre a empresa e as lideranças. As associações que quiserem participar devem encaminhar documento de adesão assinado até esta segunda-feira. A gincana De Olho no Óleo é um desdobramento da campanha de conscientização homônima lançada pela concessionária neste ano, com o objetivo de orientar a população a fazer o descarte adequado de óleo de cozinha usado.

O recolhimento final das garrafas pet com óleo de cozinha usado nas Associações de Moradores será entre os dias 25 e 29 de novembro de 2019 e é imprescindível a presença de um representante da associação no momento da coleta. A entidade vencedora será conhecida durante a confraternização anual entre a equipe do programa Afluentes, ligada ao setor de Responsabilidade Social da Prolagos, e líderes comunitários. A premiação contempla apresentação do espetáculo teatral “Prolaguito e Galera da Água na Aventura da Preservação”, fornecimento de pipoca, algodão doce e pula-pula. De acordo com o regulamento, a associação vencedora tem até o dia 21 de dezembro para utilizar o prêmio.

Gincana nas escolas

Na quarta-feira, 23 de outubro, a turma vencedora da Gincana De Olho no Óleo entre as escolas públicas de São Pedro da Aldeia será conhecida. Nestas segunda e terça-feira (22), o material será recolhido em todas as unidades escolares. O encerramento contará com a apresentação do espetáculo teatral “Prenúncio”, que destaca a responsabilidade de cada indivíduo no cuidado com o planeta. A turma vencedora ganhará uma visita ao Museu do Amanhã, na zona Portuária do Rio de Janeiro, em data a ser definida. Participam do concurso as escolas municipais Antônio Vaz, no Recanto do Sol, Capitão Costa, na Cruz, Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, Profª Maria da Glória Santos Motta, na Praia Linda, Paineira, no Balneário, e Retiro, localizada em bairro de mesmo nome.

O concurso visa educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede pública, como entupimentos da tubulação e atração de pragas que podem causar doenças. Como parte das atividades, a Prolagos promoveu oficina de sabão a partir do óleo usado nas escolas participantes. A atividade foi ministrada pelo responsável pela ONG Reciclóleo, parceira da empresa no programa e responsável pela correta destinação, como produção de sabão e biodiesel.

O óleo descartado nos ralos, pias e vasos sanitários tem efeito devastador para as redes públicas e meio ambiente. O resíduo provoca entupimento, causando extravasamentos em vias e refluxo nos imóveis, além de contaminar praias, lagoas e o solo. Para descartar corretamente, basta colocar o óleo usado em garrafas plásticas e deixar em uma das seis lojas de atendimento da Prolagos.