Unidade aumenta pressão na rede e reforça a fornecimento de água tratada nas áreas mais elevadas

Uma nova estação de bombeamento vai impulsionar o abastecimento no bairro Colina, em São Pedro da Aldeia. A Prolagos está construindo um booster (casa de bombas) para aumentar a pressão na rede de distribuição, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais elevados. A ação faz parte de um conjunto de intervenções realizadas pela Prolagos para melhorar o abastecimento em toda área de concessão, em especial na alta temporada, quando a população ultrapassa a marca de um milhão de pessoas.

Nas últimas semanas, equipes da empresa se dedicaram na construção da parte estrutural, instalação da bomba, além da interligação com a rede principal. A unidade é totalmente automatizada e o funcionamento será acompanhado e operado remotamente do Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da empresa. A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Prolagos, que contempla os sistemas de água e esgoto, além de medidas para simplificar e ampliar o atendimento e a prestação do serviço como um todo.

Um dos principais desafios no abastecimento em pontos mais elevados, como o bairro, é manter a rede pressurizada, principalmente, em períodos de alto consumo, como verão. Para isso, a Prolagos conta com boosters em diversas partes do sistema de distribuição. Até o momento são mais de 90 em funcionamento e a previsão é que outros sejam construídos até o fim do ano. A concessionária, recentemente, implantou também novos conjuntos de bombeamento no Morro dos Milagres e Botafogo, também em São Pedro da Aldeia, Polo Rural, em Iguaba, e Vila Caranga, em Armação dos Búzios.