Notícias
Transparência e participação social foram destaque no evento que debateu a preservação da Lagoa de Araruama
Representantes da Prolagos participaram, nesta quarta-feira (13), do 6º Seminário da Cidadania Ativa, em São Pedro da Aldeia. O evento, organizado pelo Observatório Social do Brasil na Região dos Lagos, aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa e teve como pauta principal a “Participação Social como Instrumento de Transformação no Saneamento e na Preservação da Laguna de Araruama”.
“Desejamos, ao fim deste dia, enxergar quais são os encaminhamentos, as soluções práticas e concretas, pra gente saber como conduzir. O objetivo, além de gerar essa interlocução da sociedade civil e autoridades, é a gente fazer uma pauta, criar uma agenda de ação que possa ser mais propositiva e criar, incentivar, fomentar canais de transparência e comunicação sobre esses dados que são fundamentais, que fique de fácil acesso a toda a população”, comentou o presidente do Observatório na Região dos Lagos, Felipe Serpa.
A Prolagos participou do Painel 1, sobre o “Mapeamento dos Problemas e as Soluções de Transparência”. Na apresentação, foi divulgada a nova página no site da empresa, em que já estão sendo informadas as obras concluídas e as que estão em andamento para ampliação e reforço do sistema de esgotamento sanitário nas cinco cidades em que atua.
“Esta era uma demanda, não só das instituições atentas aos avanços do saneamento na região, como também da população, que quer acompanhar de perto o que concessionária está fazendo. Já temos um relacionamento aberto e transparente com a sociedade civil organizada, mas faltava colocar estas informações de forma estruturada em um local de fácil acesso. É isso que buscamos: “Tratar Bem” do saneamento, da água e da informação”, destacou o diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade.
Além da Prolagos, o Painel 1 do 6º Seminário da Cidadania Ativa contou com a apresentação de ações pela secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, e a chefe do Licenciamento Ambiental da Superintendência de Lagos São João (SUPLAJ) do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Magaly Costa.
No Painel 2, o assunto debatido foi “a Qualidade da Água da Laguna”. A mesa contou com a participação da pesquisadora titular III, superintendente de pós-graduação e pró-reitora do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Maria Helena Neves, e o professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Júlio Cesar Wasserman.
Já o Painel 3, que debateu o “Direito ao Saneamento e Controle Social”, teve a participação de Keila Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Saneamento do eixo Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR-Lagos), Lorena Procópio, assessora em regulação da Agenersa, Mário Flavio Moreira, secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, e Jailton Nogueira, secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João. O evento foi encerrado com Fala Final das autoridades sobre o “Mapa de Soluções e Compromissos”.
Além das instituições e prefeituras, o 6º Seminário da Cidadania Ativa foi acompanhado por representantes de colônias de pescadores, ONGs e moradores que se inscreveram e puderam fazer perguntas durante todo o dia de debates.