Notícias

Ver notícia

Operação do Inea, Polícia Civil e Prolagos interditou o estabelecimento no bairro Unamar, em Tamoios

Uma operação conjunta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Civil e Prolagos, nesta quarta-feira (26), terminou na autuação de um mercado no bairro de Unamar, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. O estabelecimento foi flagrado utilizando água de um poço clandestino.

Após a constatação da irregularidade, o poço foi lacrado e o proprietário do mercado foi conduzido à delegacia. A utilização de água de fontes não autorizadas e sem monitoramento de qualidade não só compromete a segurança hídrica, como também gera sérios riscos à saúde pública e é passível de severas punições. A multa ambiental para este tipo de infração pode chegar a R$ 1 milhão.

“Nosso principal foco é a saúde do consumidor. É fundamental que todos entendam que a água que não é inspecionada, como a de poços clandestinos, representa um risco muito sério para a comunidade. A Prolagos trata, monitora e garante a qualidade da água fornecida pela rede. Por isso, a nossa mensagem é clara para que seja usada água tratada e inspecionada. É a forma mais segura de proteger a saúde da família e garantir o bem-estar de todos”, comentou o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.

Além do apoio ao Inea em casos como este, a concessionária mantém uma rotina permanente de fiscalização para coibir ligações irregulares e o furto de água tratada da rede de distribuição, que é crime previsto pelo Artigo 155 (furto).

Só no primeiro semestre deste ano, foram realizados 4.706 flagrantes de irregularidades em toda a área de concessão. O furto de água afeta diretamente o desempenho da rede, podendo causar perda de pressão, desequilíbrio no fornecimento e sobrecarga do sistema, prejudicando o abastecimento regular para quem está em dia.

A Prolagos também atua em parceria com o Inea contra o furto de água por “pipeiros ilegais”, que, na maior parte dos casos, furtam o recurso da rede de distribuição e armazenam em locais inadequados. Alguns dos destinos são grandes consumidores, como condomínios e hotéis, podendo afetar o abastecimento e gerar risco sanitário.

O combate às irregularidades é uma responsabilidade compartilhada. A população também pode denunciar situações suspeitas de forma anônima pelos canais oficiais de atendimento: telefone e WhatsApp no número 0800 7020 195 e pelo site www.prolagos.com.br.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

A concessionária informa que, na próxima terça-feira (7), realizará uma manutenção programada para melhorias no sistema que atende os bai...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento