Notícias
Prolagos concluiu a implantação de nova unidade de bombeamento e linha de recalque para transportar o efluente até a estação de tratamento
Mais uma importante obra de saneamento está em andamento em São Pedro da Aldeia, com impactos positivos para a proteção da Lagoa de Araruama. A Prolagos finalizou a construção de uma nova estação elevatória de esgoto e de um trecho de 340 metros de linha de recalque, na Rua do Fogo. Os equipamentos vão trabalhar de forma integrada para captar esgoto e levá-lo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia.
“A nova elevatória já está em operação, com capacidade para bombear 86 mil litros de esgoto por dia. O sistema permite transportar o efluente em trechos onde o escoamento por gravidade não é suficiente, garantindo o encaminhamento adequado para a unidade de tratamento”, explica Luis Antas, coordenador de Engenharia da Prolagos.
Concluída em setembro, a primeira etapa da intervenção representa um avanço na ampliação e na eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município. A segunda etapa está prevista para começar em 2027, com a implantação de 3,7 quilômetros de rede separativa, que contemplarão ruas dos bairros Estação, São José, Boa Vista e Jardim Morada da Aldeia.
“Este investimento faz parte do plano de expansão da infraestrutura de saneamento da Prolagos, que está executando um pacote de 26 quilômetros de novas redes do chamado cinturão da Lagoa. Estamos preparando a infraestrutura de São Pedro da Aldeia para acompanhar o crescimento da cidade, ampliando a capacidade de atendimento à população e de proteção à lagoa”, ressalta Aline Póvoas, diretora executiva da Prolagos.
