Notícias

Ver notícia

Prolagos preparou série de atividades que ajudam a perpetuar um legado sustentável nas cidades da área de concessão

Para preservar a natureza e pensar no futuro é necessário investir em conscientização da sociedade e em ações concretas que possam perpetuar um legado ambiental para essa e as próximas gerações. Com foco em levar mais informação, dignidade e saneamento para a população, a Prolagos preparou uma variada programação para marcar o mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Serão realizadas limpeza de praias, plantio, apresentação de teatro e muito mais.

Abrindo a programação, a semana do meio ambiente será marcada pelo plantio de mudas nativas às margens da Lagoa de Juturnaíba, no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A ação, que acontece no dia 07 de junho, será realizada pelos próprios colaboradores da concessionária e tem como objetivo auxiliar na recuperação e conservação das matas ciliares, garantindo a proteção do manancial onde a Prolagos realiza a captação da água bruta para abastecer as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

No dia 15 (quinta), alunos da Escola Municipal Deputado Cláudio Moacyr, de Iguaba Grande, irão participar de uma visita guiada com coleta de micro lixo na Praia de Ubás. Além de fazerem o percurso na trilha da Pedra Salgada, os estudantes também assistirão a uma palestra sobre ‘A diferença e identificação dos tipos lixo”, ministrada pela Universidade Veiga de Almeida, por meio do projeto Imersão; e outra sobre ‘Saneamento, pesca e limpeza’, ministrada pela concessionária. O evento conta com a parceria da prefeitura da cidade, do programa Bandeira Azul e da Colônia de Pesca Z-29.

No dia 16, os filhos dos colaboradores da concessionária irão visitar a ‘Estação Fonte do Saber’, espaço construído pela Prolagos, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), que apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, a chegada nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente. Além disso, as crianças também poderão assistir ao espetáculo teatral ‘Prolaguito em Defesa das Águas Claras’. Na peça, que tem como foco conscientizar a todos sobre a cuidado com as lagoas, mares e meio ambiente, o ‘Prolaguito’ é um super-herói da preservação, que vê seus amigos; tartarugas, peixes e cavalos-marinhos; retornarem aos poucos para o seu habitat natural. Com a ajuda de uma menina e um filho de pescador, o herói vai combater um monstro que surge por conta do descarte de lixo constante na natureza e que tenta convencer as pessoas a sujar e jogar o óleo indevidamente nos encanamentos, para que possa dominar o planeta. Viajando através do mundo encanado que existe abaixo de nós, ‘Prolaguito’ e seus companheiros de aventura mostram a importância do esgotamento sanitário e como funciona o ‘Coleta em Tempo Seco’, atual sistema de esgotamento sanitário em vigor na Região dos Lagos.

O Comitê de Voluntariado da Prolagos, formado pelos colaboradores da concessionária, fará uma limpeza na orla da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, no dia 17 (sábado), com a participação de líderes comunitários do município. A iniciativa faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação com as lideranças dos bairros. No fim da coleta, a população também poderá assistir à peça que tem como herói o ‘Prolaguito’.

No sábado (24), o projeto ‘Prolagos no seu bairro’ desembarca no residencial ‘Minha Casa, Minha Vida’, no Jardim Esperança, em Cabo Frio. No evento, a criançada poderá se divertir com o ‘Jogo do Saneamento’, pula-pula, apresentação do teatro ‘Prolaguito em Defesa das Águas Claras’, e muito mais. Os moradores ainda poderão fazer a troca de óleo de cozinha usado por detergente, aferição de pressão, consultoria jurídica e esportiva. A ação acontece em parceria com a UVA.

Para completar as iniciativas do mês, no dia 28, a concessionária fará a inauguração da sede da Colônia de Pesca de Iguaba Grande (Z-29). O terreno foi cedido pela prefeitura do município e a construção foi realizada pela concessionária. O espaço de 110m² contará com recepção, almoxarifado, três banheiros, sala da presidência e um salão para reuniões. “Todos os pescadores de Iguaba estão animados com a inauguração. A sede vai nos proporcionar a oportunidade de estruturar a classe pesqueira, possibilitando a realização de reuniões, capacitações e consequentemente, do desenvolvimento da colônia e da pesca artesanal”, ressalta o presidente da colônia, Cícero Vanderley Neto.

Perpetuando ações sustentáveis

Muito além do tratamento da água e esgoto, os investimentos da Prolagos promovem ferramentas fundamentais para o desenvolvimento social, conectando o saneamento, os moradores e o meio ambiente, por uma rede invisível que leva uma corrente de sustentabilidade para todos os setores da sociedade.  É com o propósito de buscar a universalização do saneamento básico, aliado à preservação da natureza, que a concessionária realiza investimentos contínuos na ampliação do tratamento e distribuição de água, e da coleta e tratamento do esgoto.

A previsão é que nos próximos cinco anos, seja investido mais de R$1 bilhão em saneamento nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Com o investimento, uma das principais demandas da população, a implantação de rede separativa de esgoto, está sendo realizada por etapas, em áreas com maior concentração de habitantes para atender a 50% da população. A definição dos locais está alinhada à estratégia definida pela concessionária e o município para atuar em complemento ao sistema de esgotamento sanitário Coleta em Tempo Seco.

As obras foram iniciadas pela Praia do Siqueira, em Cabo Frio, onde foram implementados 3km de rede separativa, um poço de visita, uma estação elevatória subterrânea e aproximadamente 300 metros de rede de recalque. A concessionária iniciou também, em benefício aos moradores, a ligação da rede coletora com os imóveis. O novo sistema vai captar exclusivamente o esgotamento sanitário das propriedades locais e enviar o material para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando mais de 1.400 moradores. No local, também foi implantada uma caixa de captação em tempo seco, formando um cinturão protetor da Lagoa de Araruama. Está previsto ainda para este ano, o início das obras de modernização da ETE localizada no bairro, que será uma das mais avançadas da região, operando em nível terciário. Em Iguaba Grande, a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade também será ampliada e chegará a tratar 143 litros por segundo, o que representa quase cinco piscinas olímpicas por dia. As obras têm previsão de início ainda neste mês.

Outro investimento importante para a preservação ambiental é a conclusão da construção do cinturão de proteção no entorno da laguna. Para se somar aos 38 km de rede já implantados, a Prolagos está realizando obras para a conclusão da barreira protetora.  Até 2024 serão investidos mais de R$50 milhões na implantação de 26 km da barreira protetora. A obra, executada por fases, foi iniciada no bairro Ubás, em Iguaba Grande. Ainda neste ano, o cinturão também será instalado no bairro Campo Redondo, em São Pedro, e no Jacaré, em Cabo Frio. Também fazem parte do cronograma da obra os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande e Nova São Pedro, em São Pedro da Aldeia.

Tais ações fazem da Prolagos uma das impulsionadoras da melhoria efetiva da qualidade da água da Lagoa de Araruama, um dos maiores patrimônios ambientais da Região dos Lagos, banhando os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, dentro da área de atuação da concessionária, além de Saquarema e Araruama. “Os investimentos que fizemos durante os 25 anos de atuação da Prolagos ajudaram transformar a realidade da região. Hoje temos duas praias lagunares concorrendo ao selo Bandeira Azul, um rótulo ecológico muito respeitado nos setores de turismo e meio ambiente, nacional e internacional. Além do escopo do nosso trabalho, buscamos sempre contribuir com projetos que promovam o desenvolvimento de comunidades e do meio ambiente com ações permanentes, que vão semear um legado sustentável para as futuras gerações”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.