Notícias

Ver notícia

Projeto selecionado propõe solução para dois problemas do saneamento básico: desperdício de água e uso inadequado da rede de esgoto

 Após ficar em primeiro lugar no projeto Pioneiros, promovido pela Prolagos, a estudante Amanda da Silva Rodrigues, de 16 anos, conquistou uma vaga na etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, holding de saneamento da qual a concessionária que atende a cinco municípios da Região dos Lagos faz parte. A jovem participou da primeira turma do programa de capacitação, que teve como objetivo preparar os adolescentes para entrar no mercado de trabalho.

Durante dois meses, 30 alunos do ensino médio da rede pública de Cabo Frio viveram uma imersão no saneamento e no mundo corporativo, com workshops sobre tratamento de água, esgoto, comunicação, gestão do tempo, planejamento, tecnologia da informação, entre outros temas, e visitaram as unidades operacionais da Prolagos. Ao final, eles foram desafiados a elaborar projeto de melhoria para o local onde moram. Os autores dos cinco melhores trabalhos conquistaram uma vaga na turma de Jovem Aprendiz da Prolagos.

Amanda apresentou uma maneira simples para resolver dois problemas recorrentes no saneamento básico: o desperdício de água e o descarte inadequado de óleo. Ela observou o extravasamento de água tratada em caixas d´água por falta de boias e propôs a doação desse equipamento para famílias carentes, como contrapartida à doação de óleo de cozinha usado, integrando a ação ao programa De Olho no Óleo, lançado em 2019 pela empresa. “Sinto muito orgulho da minha ideia, porque não imaginei que algo tão simples pudesse ser de grande utilidade. É gratificante saber que posso contribuir para melhorias no meio ambiente e, também, para a vida das pessoas”, comentou ela, que cursava o segundo ano do Ensino Médio do Ciep Hermes Barcelos no ano passado.

Para elaborar o projeto vencedor da etapa local do Pioneiros, Amanda contou com a mentoria do Supervisor Operacional, Yuri Klein, responsável pelo controle de perdas de água tratada na Prolagos. “Estou muito feliz de ver a trajetória desta jovem, pois o projeto traz uma solução para um problema identificado por ela por meio de pesquisa com moradores do Jardim Peró, em Cabo Frio. É uma ideia com muita possibilidade de ser aplicada e que vai gerar resultados concretos. Para mim, foi gratificante essa oportunidade de apoiar a Amanda e ver jovens com esse olhar diferenciado para o meio ambiente e o bairro onde vive”, comentou Yuri.

Além de Amanda, concorrem, também, jovens de Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão. Os três finalistas participarão da cerimônia de premiação em São Paulo, no dia 12 de fevereiro. Durante a passagem pela capital paulista, eles terão ainda uma programação cultural, como a visita ao Museu Afro Brasil. As propostas finalistas passarão pelo Comitê de Seleção de Projetos da Aegea, que avaliará critérios como possibilidade de implantação da ideia, impacto positivo na comunidade e inovação.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Carreiras Saiba mais
Carreiras

Estamos sempre em busca de profissionais que são comprometidos com o nossos valores e propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.