Notícias

Ver notícia

Interligação de nova unidade ao sistema principal acontece nesta semana

Com o objetivo de modernizar o sistema de esgoto de Arraial do Cabo, a Prolagos iniciou a substituição da caixa de transição que encaminha todo o material captado por três estações elevatórias espalhadas pela cidade para a Estação de Tratamento localizada no bairro Praia Grande. A interligação desta nova unidade ao sistema principal acontecerá entre terça-feira (09) e quinta-feira (11). A iniciativa faz parte de uma série de ações da concessionária para mitigar o odor relatado pelos moradores da cidade.

“Desde novembro do ano passado, estamos atuando juntamente com a prefeitura do município na investigação dos possíveis pontos de geração de odor. Nós tomamos a iniciativa de verificar e modernizar alguns pontos em nossas unidades operacionais que recebem esgoto bruto via rede, além de apoiar o município com a análise do sistema de drenagem”, comenta Ricardo Crescêncio, gerente de Serviços da Prolagos.

Como medida imediata, a concessionária realizou a vedação da entrada da Estação Elevatória e do canal de entrada da Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, foi feito um levantamento do histórico de demandas junto aos moradores e a medição de gases em três condomínios localizados na Rua Rebeche, onde em dois foram detectados a emissão de gases que provocam odor.

Além disso, foram realizadas vistorias em pontos de potencial geração de gases, como na rede de drenagem operada pelo município e na Lagoa da Prainha, apontada como um dos maiores causadores do odor. Em apoio à Prefeitura, foi feita uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que realizou a coleta da água e do lodo presentes na lagoa para indicar a melhor forma de tratamento do local. Também foram identificadas ligações irregulares de drenagem na rede de esgoto dos condomínios do bairro. 

“Para resolver esse caso não só verificamos as nossas unidades e apoiamos a prefeitura, mas estamos em contato constante com os residentes e proprietários de apartamentos em condomínios, realizando reuniões e acompanhando diariamente os acontecimentos por meio deles. Estamos avaliando todas as opções para que possamos definir a origem do odor e em conjunto, sanarmos essa questão”, afirma Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.