Notícias

Ver notícia

Iniciativa da Prolagos tem foco em evitar o descarte irregular do material

 

As associações de moradores do Conjunto Habitacional Monte Carlo, no Jardim Esperança, em Cabo Frio; e do Parque das Garças, em Arraial do Cabo; e a Associação de Mulheres de Cabo Frio, em Tamoios; receberam ecopontos para a coleta de óleo de cozinha usado. A ação faz parte do programa “De Olho no Óleo”, promovido pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, que tem como foco evitar o descarte irregular do material, estimulando atitudes mais sustentáveis, a preservação do meio ambiente e evitando a degradação das redes públicas.

Para doar, basta armazenar o óleo frio em uma garrafa pet e levar até às sedes das Associações de Moradores ou procurar a liderança comunitária do Bairro. O material será encaminhado para uma Empresa licenciada e especializada em reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. O valor arrecadado com o reaproveitamento é revertido em donativos para a comunidade. “O coletor é muito prático. A pessoa junta dois litros de óleo de cozinha usado e ganha uma unidade de detergente de 500 ml. A iniciativa é boa porque ao deixar de jogar o óleo de cozinha usado no ralo, não entope o esgoto e faz bem para o meio ambiente” – explica a presidente da Associação de Mulheres de Cabo Frio, Conceição Barbosa.

Os novos ecopontos se somam aos já instalados em outras associações e secretarias municipais de Meio Ambiente das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que arrecadam óleo da população local, comércios e restaurantes. “O nosso objetivo é despertar na população a consciência de que cada um tem a sua parcela de responsabilidade na preservação do meio ambiente, na sustentabilidade e conservação da rede de esgoto e do meio ambiente” – pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Quando descartado de forma irregular, apenas 50 ml de óleo é o suficiente para poluir 25 mil caixas d´água de mil litros. Além disso, quando jogado na pia, ele pode causar entupimento da tubulação da residência. Já no caso da rede de esgoto , ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar retorno de esgoto para residência ou alagamentos em períodos de chuva.

 

Serviço:

  • A Associação de Moradores e Amigos do Monte Carlo fica na Rua Américo Gomes da Fonseca, 1150, quadra 4ª, no escritório comunitário, no Jardim Esperança, em Cabo Frio.
  • A Associação de Moradores do Parque das Garças está localizada na Rua Castelo, 3, no Parque das Garças, em Figueira, Arraial do Cabo.
  • A Associação de Mulheres de Cabo Frio fica na Rua da Torre, 132, Aquarius, em Tamoios.

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.