Notícias
Encontro reuniu representantes de municípios, da Prolagos, entidades que promovem a proteção ambiental e membros do comitê
Ampliação do sistema coletor de esgoto, modernização de estações de tratamento e diversas melhorias do sistema de bombeamento nas cidades do entorno da Lagoa de Araruama. Esta foi a pauta da reunião conjunta da Câmara Técnica de Saneamento Básico e Drenagem Urbana e do Subcomitê da Lagoa de Araruama, ambos do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, realizada nesta quarta-feira (9), na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio.
Durante o encontro, representantes da Prolagos apresentaram as melhorias no sistema de esgotamento sanitário que estão sendo realizadas e atualizaram o status de obras que foram anunciadas na primeira reunião do Subcomitê da Lagoa de Araruama em fevereiro.
“A reunião foi muito produtiva, atingiu todos os objetivos propostos. A Prolagos fez uma ótima apresentação. Foi muito importante, transparente e produtiva. Essa aproximação é o que faz as coisas andarem, os projetos vão para frente com transparência, com harmonia e produção, através das perguntas, dúvidas que estão tiradas, esclarecimentos…”, comentou a secretária Executiva do Comitê, Adriana Saad.
Entre as obras destacadas no encontro está a ampliação do cinturão coletor de esgoto ao redor da Lagoa de Araruama, com a construção de mais 26 quilômetros de rede, somando-se aos 38 já executados. As ações integram o pacote de R$ 450 milhões em investimentos feitos pela concessionária para obras, a maior parte voltada para melhorias no esgotamento sanitário.
Dez trechos do cinturão já foram concluídos: na Vila Industrial, em Arraial do Cabo; no Mercado do Peixe, Porto do Carro e Vila do Sol, em Cabo Frio; em Ubás, em Iguaba Grande; e nos bairros Vinhateiro, São João e Balneário, na Avenida Maracanã e no loteamento Olga Zacarias, em São Pedro da Aldeia. Outros sete trechos serão realizados, beneficiando os bairros Recanto das Dunas, Ogiva e a Estrada Perynas, em Cabo Frio; Rio Salgado, em Iguaba Grande; e Mossoró (em dois trechos que estão sendo finalizados) e Fluminense, em São Pedro da Aldeia.
Outro destaque foram as obras da Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Além da ETE de São Pedro da Aldeia, que passou por obras de ampliação e modernização e já está operando com maior capacidade, também foram apresentadas as atualizações das obras na ETE da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que entrou em sua segunda fase no mês de junho. Estão previstas ainda ampliações na ETE do Jardim Esperança e a construção de uma nova unidade em Arraial do Cabo, com tratamento terciário (estágio mais avançado), em área afastada do centro urbano.
A concessionária realiza, ainda, outras intervenções para acompanhar o crescimento urbano dos municípios. Em São Pedro da Aldeia, por exemplo, foi implantado um quilômetro de rede de bombeamento no bairro Morro dos Milagres e 200 metros no bairro São João, aumentando a eficiência do sistema. Já no Camerum, foi iniciada uma obra que vai ligar 15 imóveis da Vila do Pescador à rede de esgoto da Prolagos, com 230 metros de rede coletora, 80 metros de rede de bombeamento e uma estação elevatória.
“Participar de encontros como este é fundamental para estreitar o diálogo com os diversos atores envolvidos na proteção meio ambiente na nossa região. É um espaço de construção conjunta, onde conseguimos apresentar com transparência o que temos feito, ouvir contribuições e alinhar expectativas com representantes da sociedade civil, do poder público e de órgãos ambientais. Reuniões como esta reforçam a importância do trabalho colaborativo para que os avanços no sistema de esgotamento sanitário sejam cada vez mais eficientes e sustentáveis”, comentou Roberta Moraes, executiva institucional da Prolagos.