Notícias

Ver notícia

 

Mostra faz um passeio pela história da produção artística de amigos, representantes das artes plásticas, da literatura, do teatro e da arquitetura no Movimento Moderno Brasileiro

 

Localizada às margens do Canal de Itajurú, em Cabo Frio, a Casa Museu Carlos Scliar, vai inaugurar na próxima quarta-feira (7), a exposição inédita: ‘Independência ou Morte’. Com o título inspirado na tela de Pedro Américo, ‘Independência’, de 1970, a mostra faz um passeio pela história da produção artística de amigos do artista plástico Carlos Scliar, representantes das artes plásticas, literatura, teatro e arquitetura no Movimento Moderno Brasileiro. A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano, com entrada gratuita durante o mês de setembro, de terça à sexta, das 14h às 18h.

No mesmo dia, será exibida pela primeira vez a escultura do artista Cildo Meirelles ‘Volumes Virtuais I/III Metal 1969 – 2022’. Com 6 metros de altura, a obra será instalada no jardim da instituição. “As produções tratam do envolvimento dos artistas na Segunda Guerra; da luta pela sobrevivência do retirante sertanejo; dos registros do Brasil regional; das homenagens à cultura afro-brasileira; do feminino e do Brasil no século XXI. Esse é um material essencial para ampliar a compreensão do público para a importância e a coragem dos modernistas em destacar a vida da população brasileira em suas obras”, explica Cristina Ventura, coordenadora do Instituto Cultural Carlos Scliar.

Na Casa Museu, que tem o apoio da Prolagos, estarão presentes: Clarice Lispector com os desenhos originais do livro “A Mulher que Matou os Peixes”; a carta de Mario de Andrade para Scliar de 1945; gravuras da edição francesa do livro “Seara Vermelha” de Jorge Amado publicado em 1949; a produção gráfica da peça Orfeu da Conceição concebida em 1956 pelo Vinícius de Moraes; estudos do mosaico para o Brasília Palace Hotel do arquiteto Oscar Niemeyer e, finalmente, a escultura “Volumes Virtuais I/III” de Cildo Meirelles, primeira peça da série realizada em metal. Os modernistas serão apresentados ao visitante em desenhos e reproduções dos retratos traçados por Scliar, fruto da convivência e do prazer do pintor em desenhar. Todos eles são artistas da cultura brasileira que, junto de Carlos Scliar, atuaram e lutaram por um Brasil mais consciente e atento, que colocasse sua população num lugar mais justo socialmente, respeitando os povos formadores dessa nação e criando condições e ferramentas capazes de incentivar a educação.

Serviço:

A Casa Museu Carlos Scliar está localizada na rua Marechal Floriano, nº 253, São Bento, em Cabo Frio, com funcionamento de terça à sexta, das 14h às 18h.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.