Notícias

Ver notícia

Prolagos conclui instalação de hidrômetros no bairro, levando mais qualidade de vida para milhares de moradores; extensão de rede seguirá até Pernambuca 

Morador do Novo Arraial, o aposentado José Coelho Filho sorri ao abrir a torneira e ver a concretização de um antigo desejo, que é a chegada da água tratada ao local que escolheu para morar há 20 anos. Ele é um dos beneficiados com a obra da Prolagos de extensão da rede de abastecimento para o bairro, que fica a 24 Km do centro de Arraial do Cabo. A instalação dos hidrômetros nos imóveis do Novo Arraial acaba de ser finalizada, para a satisfação de José Coelho e cerca de outras 600 famílias do bairro. 

“A chegada da água é uma realização para todo mundo aqui no bairro, pois a expetativa é que ele fique mais valorizado. É mais progresso e qualidade de vida para todo mundo. Também aumenta nossa autoestima como moradores do local”, destaca o aposentado. 

Para levar a água tratada para o Novo Arraial foi realizada uma obra de alta complexidade técnica, realizada por etapas, a fim de permitir o bombeamento da água até os imóveis do bairro, agora o ponto mais distante da rede de distribuição, a mais de 70 Km da Estação de Tratamento de Água (ETA), às margens da Represa de Juturnaíba, em São Vicente de Paulo, em Araruama.  

Inicialmente, a concessionária instalou quase um quilômetro de adutora (tubulação de grande porte que transporta água) em Figueira e duplicou mais de 2 mil metros da adutora localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio. Na etapa seguinte, foi instalada uma adutora ao longo da Avenida Pedro Francisco Sanches (RJ-102), de Figueira até o Novo Arraial, onde foram implantados mais de 20 Km de rede para fazer a ligação da tubulação principal com os imóveis.  

Para assegurar a pressurização adequada da rede de modo a permitir o abastecimento nos locais mais distantes e elevados, também foram feitas interligações da adutora com a rede de distribuição, bem como a modernização e a implantação de Estações de Bombeamento de Água (“boosters”). Um grande desafio, como afirma o gerente de Engenharia da Prolagos, Marcos Vinicius Araújo. 

“Assumimos este compromisso desafiador de estender a rede de água para o bairro Novo Arraial. Um projeto executivo que foi elaborado de forma a garantir uma obra de qualidade e eficiente, e hoje estamos conseguindo levar abastecimento para o bairro. Seguimos empenhados na elaboração dos demais projetos executivos e obras de extensão das redes para que a água chegue aos demais bairros”, explica. 

Após a conclusão do trabalho no Novo Arraial, a rede de abastecimento será estendida para os bairros do Sabiá, Caiçara e Pernambuca, totalizando 108 Km de rede instalada, para levar desenvolvimento e qualidade de vida para toda a região dos distritos cabistas. A previsão é que a obra da adutora do Sabiá tenha início no começo do mês de junho.  

“Essa obra é um passo importante para a universalização do abastecimento de água na nossa região. Mais do que a água na torneira dessas pessoas, levar abastecimento aos distritos de Arraial é levar orgulho e bem-estar para os seus moradores”, destaca o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas. 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.