Notícias

Ver notícia

Somente em 2022, a Prolagos encontrou mais de 6 mil irregularidades nas cidades atendidas pela concessionária

Contaminação da rede de água, comprometimento do abastecimento e vazamentos que podem danificar imóveis. Esses são alguns dos problemas causados pelo maior “vilão” do desperdício de água: as ligações irregulares. Por isso, a Prolagos, responsável pelo abastecimento das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, investe em ações de fiscalização no programa de combate a fraudes, que, somente em 2022, identificou mais de 6 mil irregularidades. O número é 41% maior do que o ano de 2021.

Os ‘gatos’ de água, como são popularmente chamados, podem provocar prejuízos em todo o sistema de distribuição. “Esses furtos acontecem tanto em imóveis residenciais quanto comerciais, seja em residências simples ou condomínios de luxo. Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, prejudicando a pressão da água no sistema e, assim, dificultando a eficiência do abastecimento para os moradores que pagam corretamente pelo serviço”, comenta Fábio Soares, supervisor Comercial da concessionária.

Além do trabalho de inteligência da concessionária para encontrar as irregularidades, com mais de 10 mil vistorias ao ano e análise do consumo dos clientes, a população pode exercer um papel fundamental denunciando de forma anônima atitudes suspeitas. Assim como o próprio responsável pode efetuar uma autodenúncia. “Oferecemos facilidades para que as pessoas possam se regularizar. Estamos preparados para encontrar soluções que atendam às necessidades da população, como a Tarifa Social, que oferece 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda”, pontua Saimon Moreira, gerente comercial da Prolagos.

A denúncia pode ser feita por qualquer canal de atendimento da concessionária, como redes sociais, por ligação ou WhatsApp pelo 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App. O anonimato é garantido.

Tarifa Social – As famílias que fazem parte de algum programa de proteção social do governo podem solicitar a Tarifa Social, benefício que concede desconto de 50% na conta de água. Para aderir ao programa o consumidor também deve preencher outros três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; e ter média de consumo mensal de 10 m³ de água.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados