Notícias

Ver notícia

Membros do Programa Hidrológico Intergovernamental e autoridades da área ambiental conheceram as instalações e o funcionamento da unidade da Prolagos 

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Armação dos Búzios, localizada no bairro São José, recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva internacional do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).  O grupo também era composto por representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, secretários de Meio Ambiente de diversas cidades, e organizadores do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, realizado no município buziano. 

A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, que falou sobre o histórico de concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico na região e detalhou alguns dados técnicos da operação do sistema. Os visitantes foram divididos em dois grupos, acompanhados pelo supervisor de ETE Vitor Romualdo e pelo analista de operações Enilson Severo, que explicaram todos os processos realizados na unidade, que é de tratamento terciário: desde a chegada do esgoto à Estação de Tratamento, até a desinfecção por ultravioleta (UV), um dos sistemas mais modernos do país.  

Durante as explicações, acompanhadas com bastante interesse, os integrantes da comitiva fizeram apontamentos e tiraram dúvidas, inclusive sobre a reutilização do efluente tratado, aplicado na irrigação de jardins públicos do município de Búzios, por exemplo.  A estrutura e a tecnologia empregada na ETE Búzios impressionaram positivamente os visitantes. 

“A primeira impressão é excelente. Estamos num grupo internacional, do Programa Hidrológico Intergovernamental, da Unesco, e também de secretários municipais de Meio Ambiente, que estão tendo a oportunidade de vislumbrar uma super iniciativa da Prolagos, da Prefeitura de Búzios e do Estado do Rio, no sentido de eliminar um dos piores poluentes que nós temos no mundo, que é o esgoto. Então, nós temos aqui nessa ETE Búzios um tratamento terciário, bastante avançado, com água de reuso”, ressaltou o professor de Manejo de Bacias Hidrográficas da Universidade de Brasília e membro do PHI da Unesco, Henrique Leite Chaves. 

A unidade de Búzios é uma das sete estações de tratamento de esgoto operadas pela Prolagos, empresa do grupo Aegea, nos cinco municípios da área de concessão, que juntas têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.