Notícias

Ver notícia

Turistas são atraídos pela Lagoa de Araruama

 Quem busca curtir aquela brisa salina e praias de águas calmas e cristalinas, tem destino certo na Região dos Lagos: São Pedro da Aldeia. As belas orlas desse litoral não são banhadas pelo mar, mas sim, pela Lagoa de Araruama. Tecnicamente, esse imenso corpo de água salgada, que banha outros 5 municípios da região, é chamado de laguna.

A pouca profundidade da água, ventos constantes e sol na maior parte do ano, garantem a tranquilidade de muitos turistas que escolhem a cidade para os dias de descanso, e a cada ano, mais visitantes são atraídos pela beleza e pôr do sol únicos, proporcionados pela lagoa.

Pouco antes do início da pandemia, a comerciante Christiane Manfrenati abriu o Manfrenati Café, localizado em frente à orla do Centro e comemora o aumento do número de clientes na alta temporada. “O movimento cresce diariamente. Os consumidores não são atraídos somente pela boa refeição, mas também por toda experiência gastronômica que proporcionamos. Um clima aconchegante, vista para a laguna e, no fim de tarde, o pôr do sol de tirar o fôlego” – fala Christiane Manfrenati.

Foto cedida pela pousada Xodó da Praia

Para o empresário Paulo Roberto Gaspar, a alta temporada só não foi melhor, por causa das incertezas provocadas pelas restrições adotadas para prevenção do Covid-19. “Desde que a prefeitura liberou a reabertura dos comércios, os turistas voltaram a frequentar a cidade, mas percebemos uma mudança no nosso público, que antes era formado por idosos e neste verão, os jovens foram a maioria” – explica Paulo Roberto, proprietário de uma pousada, um restaurante e um quiosque.

A recuperação da Lagoa de Araruama contou com a contribuição do trabalho da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. Ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, segundo o Instituto Trata Brasil.

Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.