Notícias

Ver notícia

Vencedores da edição de 2023 pela Prolagos são premiados em São Paulo, onde participaram de intensa programação, com atividades culturais e de gestão de carreira  

A edição de 2023 do Pioneiros foi encerrada em grande estilo, com a premiação dos vencedores da etapa nacional, em São Paulo. Durante três dias, os estudantes de Cabo Frio Henry Freitas e Matheus Abreu, de 17 e 18 anos respectivamente, autores do projeto vencedor da etapa local, na Prolagos, participaram de atividades culturais, em museus e pontos turísticos paulistanos, e de gestão de carreira.  

A programação contou com visitas guiadas a espaços culturais e de lazer, como a Pinacoteca de São Paulo; o Memorial da Resistência; o Instituto Moreira Salles; e o MASP. Em meio à agenda, também houve palestras com foco no direcionamento profissional e uma roda de conversa sobre saneamento básico. A jornada de conhecimento na capital paulista foi uma grande oportunidade de crescimento pessoal, na opinião de Matheus Abreu.  

“Viver sem conhecer o passado é viver no escuro. Essa é uma frase de um filme que eu gosto muito. Nos passeios que a gente teve aqui vimos que isso é muito importante: saber o que os nossos antepassados fizeram para a gente estar aqui hoje. Eu só tenho a agradecer estar aqui em São Paulo, conhecer o MASP, que era um desejo meu, mas que eu não imaginava fazer”, comentou o jovem. 

Na cerimônia de entrega dos certificados, o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, destacou a importância do desenvolvimento do capital humano, que representa o Pioneiros. 

“Mais do que levar mais uma ligação de água, o que o saneamento faz é deixar um legado. E o maior legado que a gente deixa são vocês todos. Vocês são uma inspiração para nós, a próxima geração que pode ajudar a gente a mudar a realidade, seja na Região dos Lagos, seja em Teresina, seja em Timon”, destacou.

Além dos jovens cabo-frienses, participaram do evento os autores dos projetos vencedores das etapas locais, representantes das concessionárias Águas de Timon (MA) e Águas de Teresina (PI), duas outras empresas que integram o Grupo Aegea Saneamento. 

Inscrições para edição de 2024 terminam na sexta-feira, dia 29 

Os jovens que almejam realizar uma capacitação profissional gratuita e, quem sabe, participar da etapa nacional do Pioneiros, como os cabo-frienses Henry e Matheus, têm até sexta-feira, 29 de março, para se inscrever na sexta edição do projeto, pelo site da concessionária, em www.prolagos.com.br. São oferecidas 30 vagas para o projeto, que propõe uma imersão no universo do saneamento básico, por meio de diversas atividades, como palestras, workshops e visitas técnicas à sede e a unidades operacionais da concessionária.    

Podem participar estudantes do Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental, que frequentem a escola regularmente. O jovem também deve atender a outros requisitos, como integrar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica; ou pertencer a comunidades tradicionais, como quilombolas e pescadores; ou ter parentesco com colaboradores da concessionária.   

Ao fim do período de capacitação com tutores da equipe técnica da Prolagos, os estudantes deverão apresentar um projeto para contribuir com a melhoria do sistema de saneamento da região. Os responsáveis pelos melhores trabalhos terão a chance de concorrer ao ingresso no programa de Jovem Aprendiz da concessionária. Os vencedores terão a chance de disputar a etapa nacional com outros representantes do Grupo Aegea Saneamento, do qual a Prolagos faz parte, concorrendo a bolsas de estudo na Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.