Notícias

Ver notícia
Alunos visitam a Estação de Tratamento de Esgoto e o Centro de Controle Operacional em São Pedro da Aldeia

 O sistema de tratamento de esgoto operado pela Prolagos foi tema de aula em campo dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Bacaxá. Nesta semana, eles conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prolagos. Esta foi a primeira vez que o grupo de cerca de 25 alunos esteve nas unidades operacionais da concessionária. “Achei muito legal poder aprender o que a gente vê só em livros”, disse o futuro ambientalista Ivan Silva.

Na ETE, os estudantes foram acompanhados pela coordenadora Camila Lima, que explicou na prática cada etapa do tratamento para retirada das impurezas e matéria orgânica do esgoto. Já no CCO, eles foram recebidos pelo supervisor Yuri Klein e o coordenador Victor Barreto, que apresentaram os softwares e sistemas automatizados que analisam dados em tempo real das redes, reservatórios e estações de bombeamento e tratamento como vazão, pressão, níveis e consumo de energia, além de históricos de parâmetros operacionais.

“No curso, eles passam por disciplinas como saneamento ambiental, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e também, estudam os processos de tratamento de esgoto e questões de saneamento dos municípios. Então, essa experiência da visita acaba sendo um grande complemento de todo conteúdo trabalhado em sala. Este é um momento de grande valor para o aprendizado desses alunos”, comentou Roberto Noronha, professor do curso.

A atividade faz parte do programa Saber Faz Bem, que desde 2008, realiza visitas guiadas às unidades operacionais da Prolagos e palestras educativas com o objetivo de conscientizar sobre preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

“Achei muito interessante a automação para o monitoramento de água e esgoto apresentado no centro de controle. A comunidade não tem noção sobre o que acontece e como são feitas essas ações para garantia do serviço, por isso é importante estarmos aqui”, comentou Alexandre Barbosa, engenheiro civil e aluno da Faetec.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.