Notícias
Programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, vai coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes
Começa nesta sexta-feira, 05 de novembro, a 20ª edição do Festival Gastronômico de Búzios. O evento, que acontece no Porto da Barra, conta com um ingrediente extra nesta edição: a sustentabilidade. O programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, irá coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes, estimulando a preservação ambiental e evitando o lançamento irregular pelos ralos e pias, o que provoca extravasamentos, entupimento nas redes públicas e impactam o sistema de esgotamento sanitário.
No local será implantado um totem de coleta, onde os integrantes do evento poderão dispensar o material armazenado dentro de uma garrafa pet. O óleo usado será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. “Búzios é um destino turístico reconhecido mundialmente e é fundamental preservar os recursos naturais que atraem tantos visitantes. Nem sempre as pessoas sabem dos prejuízos causados pelo descarte irregular desse item quando jogam na pia e essa é uma oportunidade despertar nos restaurantes a consciência de que é necessário cada um fazer a sua parte” – pontua o diretor presidente da concessionária, Pedro Freitas.
Em contato com o meio ambiente, o óleo tem efeito devastador: um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água, contaminar praias, lagoas e o solo. “Temos um carinho especial pelo programa porque depois de ser usado, o óleo precisa ser descartado de forma correta e esta é uma forma de auxiliarmos na conscientização de todos” – diz Gil Castelo Branco, organizador do evento.
O festival acontece até o dia 27 de novembro, sempre sextas e sábados, de 12h à 0h. O valor dos pratos varia entre R$ 99 e R$ 120. As receitas serão servidas somente durante o festival, que este ano também terá atividades culturais e esportivas. Localizado no bairro Manguinhos, o Porto da Barra concentra um dos mais conhecidos polos gastronômicos da cidade, com restaurantes sofisticados em ambiente aberto.